Saphirat Ha Omer – Dia 6 – Yesod sheb Chesed

Luna em Júpiter

Yesod é o Projeto por trás da realidade

Luna é a Deusa do Subconsciente, das Imagens, da Criatividade, da Memória, do Sonho e da Ilusão.
Yesod (Fundação) é a sua Sephirah. Seu Reino e seu campo de Consciência, onde rege sobre os Instintos, a Criatividade e, também, a Intuição

A Lua define como o Homem reage emocionalmente frente a diferentes situações.
Como será atingido, afetado. Quais acontecimentos mais o sensibiliza, o faz “sair de curso”. Quais fatos o atinge e o abala. A Forma como reage. Se consegue se controlar diante das dificuldades ou obstáculos.

Assim como age sobre as marés, age sobre seus humores, simpatias ou antipatias por pessoas, lugares e objetos. Em seu movimento de Crescente e Minguante a Lua expande ou contrai, aumenta ou diminui as coisas criadas.

Um duplo comportamento que invoca Saturno e Júpiter em sua natureza…

Enfim, a Luna governa tudo que faz parte do seu íntimo, seu core.
Ela carrega a chave do sucesso ou fracasso do homem na realização de seus objetivos. Pois Ela é a fonte da Resistência interna (Aqui).

Seu vício é justamente a Preguiça, o lamaçal negro que não permite andar, prendendo os pés e fazendo o risco de cair e ser engolido na areia movediça da inercia…
A estrutura debaixo do reboco e da pintura é que define uma casa forte ou fraca.

Existe uma certa confusão relacionada de Luna e suas contrapartes nas religiões romanas e gregas: Selene, Artemis, Diana, Hécate, etc.
Estas são aspectos da Deusa principal.
Por ser um tema muito vasto, que fugiria do escopo principal da contagem de hoje, abordaremos essas correlações de aspectos na semana de Yesod.

Por hora, saiba o Estudante que Luna é a soma da representação total de seus aspectos.

Fundamentos, Atlas sustenta o mundo, representando Yesod

As Imagens de Yesod

Yesod é o bastidor do mundo real. O que se esconte atrás das cortinas do grande palco. Tudo que vem a ser materializado, é antes “ensaiado”, gestado e finalizado nesta Sephirah.

A visão espiritual dela é justamente a Visão do Mecanismo do Universo.
O que está por baixo da pele e da carne dos homens, dos rebocos e tintas das casas. Aquilo que realmente sustenta o prédio.

No Homem, o que diz se ele quebra ou se prossegue e vence seus desafios são suas crenças limitantes ou libertantes, que ele carrega ocultas em seu Subconsciente…

Yesod é o Palácio das Imagens, visto que o Subconsciente não é racional, portanto, não conhece linguagem. Reconhecendo apenas cheiros, sensações, imagens e sons.

Yesod é representada por algumas símbolos:

O primeiro é o Útero, onde os gametas (ideia e energia) se misturam, o embrião (projeto) é gestado por nove meses, e uma vez construído, o futuro Ser/coisa é concretizado/concebido.

Outro de seus símbolos é o Caldeirão, muito associado à Deusa Hecate.
É onde se misturam os elementos da refeição (ou da Magia) para “cozinhar/misturar” o alimento que será colocado na “Mesa” (Malkuth)…
O Caldeirão é o elemento da recepção de elementos, da mistura, da transformação, do preparo, da realização…

E não é essa uma relação direta com Yesod ?

Tendo em si o simbolismo da fertilidade, a capacidade de gerar vida, cuidar e proteger ?

Yesod é um portal entre o plano do projetado e o do manifesto.

A Grande Impressora

Imagine-se que o mundo físico possui uma necessidade quaisquer. A mente do Homem percebendo esta necessidade direciona-se para encontrar uma solução eficaz.

Para resolver, identifica que precisa de um objeto, que ainda não existe.

Sua mente, então, começa a trabalhar, criando e descartando possibilidades, até ter uma imagem mental definida o suficiente para que arrisque um esboço.
Primeiro à lápis num papel, uma primeira imagem tênue e pouco precisa, rabiscada, em verdade.

Com esse pré modelo, em 2D, ele senta-se no computador e utilizando um programa vai modelando algo mais complexo, agora em Três Dimensões, até conseguir ter este objeto bem definido em altura, largura, tamanho, profundidade, estrutura, cobertura, cores, detalhes, etc.

Finalizado, ele manda o programa “renderizar” esta peça, tornando-a real na memória do computador. Finalizada e pronta.

O Homem, julgando que o resultado do seu projeto é bom, manda imprimir o objeto.
Em seguida, a Impressora 3D, que tem acesso aos recursos de construção, geralmente um tipo de resina plástica de várias cores, vai aos poucos fazendo seu trabalho de realização/materialização do objeto.

Impressora 3D

Nasce no mundo físico algo que antes existia apenas como uma potencialidade, enquanto solução, de talvez suprir uma necessidade.

Neste processo, descrevemos analogamente, a passagem pela criação em potencial, a formação da imagem na mente do homem, os rascunhos no papel, o virtual no computador, e finalmente o objeto impresso.

Essa é a relação do triângulo Netsach, Hod, Yesod com Malkuth.

A Lua e o Subconsciente

Nosso cérebro possui duas grandes inteligências: a Mente Consciente e Mente Subconsciente.
Luna, no Microcosmos, é a nossa mente Subconsciente. Ela reflete as mensagens e percepções recebidas da Luz de Tipheret na forma de sonhos, previsões e intuições. Semelhantemente à maneira que o satélite lua transmite a luz solar para o nosso planeta durante a noite.

O Subconsciente se desenvolve primeiro que a mente Consciente. Lá estão depositados traumas, complexos emocionais, frustrações e crenças que, sem o trabalho interior, levaremos pro resto da vida.

Consciente e Inconsciente

Vejam, estamos falando de uma parte do homem sobre a qual ele não possui controle consciente, pelo menos não diretamente e nem inicialmente. Uma segunda natureza adormecida abaixo de toda a capa de civilidade e de construções sociais.

Em momentos de grande stress, essa face lunar será exposta.
Explosões, devaneios, crises e atos selvagens podem aflorar.
O homem sente-se, assim, fora de controle sobre si.
É o que vemos nas atitudes que, depois da carga emocional, as pessoas não conseguem explicar, muito menos compreenderem de onde vieram essas reações.

A sabedoria de Luna é receptiva, impulsiva e, destacamos, Reativa, destarte sensível a tudo que atravessa o Consciente e chega até os Portões do Inconsciente.

Reage tendo em conta uma predisposição, uma programação de atos, gestos, palavras, emoções, comportamentos, etc.

Sendo estimulada pelas sensações e percepções vinda do exterior, entrando em ação imediatamente, acaso este estímulo acione determinado “gatilho”, disparando a resposta automática gravada como adequada.

Os hábitos adquiridos, que se processam no “automático”, aqui fazem sua morada.

Também, a memória e seus arquivos estão na biblioteca de Luna. Sendo ela que conduz ou nega o acesso a tais informações.

Yesod sheb Chesed

Os Fundamentos da Bondade

A Sephirah de Yesod atua, neste dia da contagem, concedendo sua partícula à Júpiter, acrescentando os conceitos firmadores necessários para a manifestação de sua Força, e posterior sustentação em Malkuth.

A Sephirah recolhe todos os elementos dos dias anteriores e os encaixa, os pluga, formando uma base fixa, uma estrutura definida, que permita a construção real dessa Força de Júpiter no mundo manifesto.
 
Validando e tornando a Bondade, a Generosidade e o Amor em um modo de vida, uma Filosofia a guiar os pensamentos e emoções do Homem.

Trazendo a noção de vínculo, comprometimento e aliança com o que, agora, é para ele uma causa e um meio de expressão no mundo.

Uma verdadeira religião interior, cultuada em seus gestos, ações, palavras, e em cujo altar do coração é sacrificado o Ego.

Vejam, esses são pontos que, considerando o aspecto subconsciente de Yesod, são construídos na infância, na estrutura familiar e social. Daí, temos um disparate de comportamentos e crenças escondidas nas profundezas da mente. Estas, podem estimular ou impedir a expressão da bondade, da gentileza e do amor ao próximo, à humanidade e a todos os seres.

Mudar essas estruturas rígidas exige tempo (gestação), mas é possível. Vemos exemplos de mudanças em todas as culturas, todos os dias e nas mais variadas classes sociais.

Ninguém converte ninguém verdadeiramente. É um passo que parte do próprio homem ao perceber sua nudez de virtudes, enxergar seus atos e se envergonhar dos mesmos. Definir-se em erro, e procurar ter o entendimento e incorporação dessa Força Jupiteriana.
Ver o Brilho esplendoroso dessas forças em outros Homens, os Phoebus, e ansiar pela possibilidade delas resplandecerem em si mesmo.

Encontrar e definir um modelo em que se sinta entusiasmado, emocional e intelectualmente, a aplicar em sua vida. Ter um vislumbre, uma imagem que sirva de fundamento para sua mudança e dos resultados que derivarão dela.

Esses são os fundamentos que consolidam a Bondade, e faz os homens se comprometerem com ela. Yesod, sheb Chesed


Procedimentos da Contagem

  • Após o pôr do sol de cada dia, toma-se um banho. Pode se acrescentar ervas relacionadas à força da semana, mas é dispensável. Assim como também pode-se ou não usar incensos.

  • Voltado para o leste, traça-se no ar, à sua frente, um Triângulo. Faz-se o símbolo 4 com os dedos da mão direita, polegar dobrado ao centro da mão. Em sequência, a seguinte Oração:

    Saúdo o Sagrado Triângulo !
    Que sua tripla Luz brilhe sobre meu rosto.
    Abençoa-me três vezes !

    Que a manifestação das Forças superiores materializem-se nas Formas da Terra.


    Bendito sejas Tu, Eterno, Rei do Universo, Senhor do Cosmos, que nos santificou com os suas Leis e nos ordenou à contagem das Esferas.
    A Saphirat Ha Omer.

  • A Contagem se realiza com a Verbalização, ação que coloca em movimento as energias relacionas com a Sentença.
    Verbalize:

    Hoje é o dia 6 da Saphirat Ha Omer !
    Yesod sheb Chesed.


    À Força de Júpiter, soma-se hoje a partícula de Imaginação, Criatividade, Estabilidade e Independência cedida por Luna.
    Agradecemos a Ti, Luna !
    Que ela some à Consciência e Poder de Júpiter.


  • Recita-se a seguinte Oração a Júpiter:

    Pai Jove (Júpiter) eu o saúdo ! (4x)
    Que abra-se, agora, em minha vida o portal das forças de Júpiter.
    (4x)
    Que suas bençãos e graças se derramem sobre mim.
    Que seu sorriso brilhe sobre mim.


    Invoco-te em minha consciência Senhor da Grandeza, da Prosperidade, do Poder e da Paz. (4x)

    Tzadkiel, Tu que governas sobre as energias de Tzedek, conduz as forças da inteligência Jophiel sobre mim,

    Carrega-as à realidade Chasmalin !


    Sachiel, materializa as energias de Tzedek em meu ser.
    (4x)

  • Medita-se sobre as energias de Luna em Jupiter, Yesod em Chesed, e finaliza-se.

Meditações sobre Luna em Júpiter

Arquétipo: O Direito Divino do Rei. As Muralhas. O Guardião da Igreja. O Conselheiro real.

Virtudes:

  • Fundamentos das energias da Bondade e do Amor
  • Decisão de vivenciar as Forças jupiterianas.
  • A Independência de opiniões externas.
  • Enxergar as misérias e necessidade da própria vida e do mundo.
  • Autoconversão.
  • Saída da polarização.
  • Vislumbre da verdade.

Bem esse é o pequeno ritual para o dia de hoje, amanhã veremos como a energia de Júpiter se relaciona com a Deusa Ops.

Até lá, estudem, meditem e se cuidem.
Que Saturno abençoe a cada um de vocês.

Share: