Saphirat Ha Omer – Dia 23 – Gevurah sheb Netzach
Marte em Vênus
A Coragem no Amor
Hoje, temos o encontro de duas energias muito relacionadas, o encontro dos amantes Marte e Vênus.
Existe uma Poderosa Tensão estabelecida nas Forças originadas dessa relação. Tanto energeticamente quando em sentido sexual.
O Deus representa tudo que é Masculino, de Polaridade Positiva, a Eletricidade, o Fogo, o Yang, o Próton e o Centro.
A Deusa sua complementaridade, oposta e de igual poder, representa o Feminino, a Polaridade Negativa, o Magnetismo, a Água, o Yin, o Elétron, a Periferia.
São representações de duas energias imensas e de muitas representações.
Esse encontro traz em sua Simbologia a percepção da busca pela complementaridade, Vênus rege os desejos, paixões e anseios.
Oras, o que se busca, o que se anseia ?
Respondemos que é algo que faz falta, que deixa um vazio e uma Sentimento (análise da emoção) de vacuidade a ser preenchida.
Anseia o Homem por aquilo que o tornará Completo, preenchido e satisfeito. Nesse momento está em uma situação de feminilidade, Passividade.
Este objeto ou ser desejado, e que pode completá-lo, assume uma perspectiva de Atividade, Masculina, é o positivo deste relacionamento, e portanto é imediatamente transportado para os domínio de Marte, o arquétipo do Masculino, o Senhor da Atividade…
O Equilíbrio Solar, fica evidente no Mito da Exposição dos amantes, Marte e Vênus, diante dos demais Deuses. Aliais, nos mitos gregos, Harmonia é a Filha de Ares e Afrodite…
Harmonia é virtude de Tipharet, que fica entre as duas Sephiroth.
Simplificadamente, Vênus era casada com Vulcano, porém, perdidamente atraída por Marte, o trai. É pega em flagrante pelo Sol, que tudo vê.
Este, como portador da Verdade, a denuncia ao marido, que arma uma rede mágica e prende os dois amantes à cama. Após isso ambos são castigados com o exílio do Olimpo.
(Existem diversas interpretações da simbologia deste Mito. Um deles é que o Amor geralmente é Companheiro da Paixão. Então ao achar seu complemento deve ser cauteloso, pois, a Paixão pode ser uma rede que o prenderá, o exporá ao ridículo ou uma fornalha que o dispersará.)
Vênus e Marte são os arquétipos principais da energia feminina e masculina. A dança que os amantes celestes criam no céu reflete nossos padrões de relacionamento.
[su_quote cite= “A relação Cobre – Ferro
É interessante que as estações de Marte e os alongamentos de Vênus ocorram 90 graus entre si, em relação ao Sol e à Terra.
Surpreendentemente, isso também corresponde exatamente à maneira como o cobre (Vênus) e o Ferro (Marte) trabalham juntos como metais para criar eletricidade e magnetismo e acionar nossas máquinas e usinas de energia.
Da mesma forma que mulheres e homens têm papéis de gênero e qualidades naturais diferentes, o cobre é quente, puro, maleável, leve e bonito, enquanto o ferro é frio, pesado, forte e impuro. Mas esses metais também funcionam como um par de opostos que trocam energia e funcionam melhor juntos do que sozinhos.
O cobre gera eletricidade e o ferro cria magnetismo. Os dois juntos trocam essa energia e esse relacionamento também reflete a maneira como eles funcionam no céu.
Se houver muita energia no sistema, o cobre superaquecerá e exercerá muita pressão sobre o ferro, que se obstruirá, forçando a energia de volta ao cobre, o que faz com que ela superaqueça ainda mais. É mais provável que a máquina se quebre se o cobre ou o ferro forem de baixa qualidade.
Alguém se pergunta como na terra os alquimistas antigos sabiam que o cobre era Vênus e o ferro era Marte.” ][/su_quote]
– cosmicintelligenceagency.com
Gevurah sheb Netzach
Netzach (Firmeza, sustentação ou vitória) tem como virtudes a Persistência, o Reforço, a Energia Sustentadora por trás de um desejo, uma ideia, uma decisão.
Também, tem por qualificações a Eternidade e a Imortalidade, aspectos que se relacionam com a permanência, a continuidade, a Vida.
Vejam, Gevurah é, em um aspecto, a Justiça, Força, Vitalidade e Rigor. Já em outro, é uma força destruidora, portanto um epiteto da Morte.
Sendo Netzach a Sephiráh de sustentação da Vida, é estranho ao Estudante, de início, perceber que Ela recebe a luz de Gevurah, muitas vezes relacionada à Morte, Crueldade e Destruição.
Porém, não esqueça o Estudante que a 5ª Esfera é um reflexo no plano mais abaixo da Árvore Cabalística da sua superior na Coluna do Rigor, o Centro de Consciência de Saturno, Binah.
Da mesma forma, Hod, a Saphirah equilibrante de Netzach, e localizada na mesma Coluna de Gevurah, espelha esta energia Saturnina no Plano de Yetzirah. Sendo Tipharet responsável pelo contato e transmutação das energias entre os planos de Beriah e Yetzirah.
A relação de Netzach com Hod é de natureza diferente da com Gevurah, que isto fique claro, e será explicada em Hod sheb Netzach.
O Que temos, hoje, através da mediação de Tipharet, é uma série de encontros complementares: Vida e Morte, Rigor e Sensibilidade, Fortaleza e Fragilidade, Destruição e Sustentação, Guerra e Arte, Amor e Ódio.
Na Estrela de Seis Raios, Marte complementa Vênus, e vice versa, para a completude e execução de uma coisa só…
Gevurah acrescenta Controle à Empolgação.
Visto que Netzach apresenta a característica, herdada de Chesed, de expansão, a qual, desvirtuada em exageros, só será refreada pela força restritora de Marte.
É a bebedeira, o uso de drogas, os excessos sexuais que se controlam com a entrada no exército, com a prática de esportes, com o início do trabalho.
O Jovem, revoltado, passa a ter Discernimento das Emoções
Já os excessos de raiva, violência e destruição marciais, após a “equilibração Tipharética”, são apaziguados pela expressão da arte, da música e do sexo, em domínio de Vênus.
Oras, esta é uma verdade observada a olhos nus em sociedade.
O Jovem violento, sem canal de expressão, se acalma ao ter essa energia dissipada através da dança, da pintura, da música, das artes marciais, que unem o aspecto disciplinador com o de expressão. E isso se sustenta no tempo como uma terapia ocupacional, modificando caráteres.
Netzach é o sentimento de busca, o Anseio. No primeiro dia da Semana, ela recebeu um elemento de Fé, de Crença, tanto em algo exterior, quanto em algo interior. Passou a buscar o correto, o reto, o bem e o certo.
Hoje, recebe coragem, vigor e força para seguir neste Caminho.Essa é a Força de Chesed.
O Sustento é Netzach, que ao receber a partícula de Gevurah, passa a Persistir no seu Caminho.
É preciso Força e Vigor para que o Homem inicie qualquer Empreendimento, e para também ter Ações em direção a suas Metas.
Na Simbologia de Gevurah sheb Netzach, a Dama recebe um elemento de Valentia, Coragem, Ação e Movimento. Não seria a primeira vez que Vênus veste uma armadura e parte para a guerra.
É o Rigor na Firmeza.
Logo, a energia de Empolgação, os Desejos e Anseios de Netzach, poderia definhar sem o reforço de Gevurah que é o Vitalizador dos Anseios, a Continuidade da Empolgação, agora transformada em Vontade..
Força na Permanência.
Procedimentos da Contagem
- Após o pôr do sol de cada dia, toma-se um banho. Pode se acrescentar ervas relacionadas à força da semana, mas é dispensável. Assim como também pode-se ou não usar incensos.
- Voltado para o leste, traça-se no ar, à sua frente, um Triângulo. Faz-se o símbolo 3 com os dedos da mão direita, polegar dobrado ao centro da mão. Em sequência, a seguinte Oração:
Saúdo o Sagrado Triângulo !
Que sua tripla Luz brilhe sobre meu rosto.
Abençoa-me três vezes !
Que a manifestação das Forças superiores materializem-se nas Formas da Terra.
Bendito sejas Tu, Eterno, Rei do Universo, Senhor do Cosmos, que nos santificou com os suas Leis e nos ordenou à contagem das Esferas.
A Saphirat Ha Omer. - Faz-se o símbolo 7 com os dedos das mãos.
- A Contagem se realiza com a Verbalização, ação que coloca em movimento as energias relacionas com a Sentença.
Verbalize:
Hoje é o dia 23 da Saphirat Ha Omer !
Três Semanas e Dois dias da Contagem.
Gevurah sheb Netzach
À Força de Vênus soma-se, hoje, a partícula de Severidade, Autoridade, Coragem, Valor e Vitalidade cedida por Marte.
Agradecemos a Ti, Poderoso Marte !
Que ela some à Consciência e Poder de Vênus.
Recita-se a seguinte Oração a Vênus:
Vênus eu a saúdo ! (7x)
Que abra-se, agora, em minha vida o portal das forças de Vênus. (7x)
Que suas bençãos e graças se derramem sobre mim.
Que sua Luz brilhe sobre mim.
Invoco-te em minha consciência Senhora do Amor,Vitória, Fraternidade, Alegria, Fruição, Prazer e Liberdade!
Haniel, Tu que governas sobre as energias de Nogah, conduz as forças da inteligência Hagiel sobre mim,
Carrega-as à realidade Elohim!
Anael, materializa as energias de Nogah em meu ser. (7x)
Medita-se sobre as energias de Marte em Vênus, Gevurah em Netzach, e finaliza-se.
Meditações:
Arquétipo: A Amante, O Artista talentoso, O Idealista. O Homem e sua Causa. O Terrorista.
Virtudes
- Movimento nos sentimentos
- Restrição da Vitória
- Tenacidade
- A Ação Apoiada
- Controle à Empolgação
- Discernimento das Emoções
Leave a Comment