Saphirat Ha Omer – Dia 22 – Chesed sheb Netzach
Júpiter em Vênus
A Bondade no Amor
Inicia-se a Semana regida por Vênus, a “Jóia do Céu”. A Senhora das Forças impulsionadoras dos homens. A Atração, a Arte, a Poesia, a Música, a Dança, o Humor… A Inspiração. Tudo que empolga e faz o homem Desejar buscar…
Ancestral do povo romano através de seu filho, Enéias, refugiado à Itália, vindo da Queda de Tróia, era imensamente amada e venerada, palavra que deriva de seu nome. Em latim venerari (honrar, tentar agradar), venia (graça, favor) e venenum (veneno), provêm de Vênus (amor sexual e desejo sexual). Dizem os Sábios que veneno é a arma dos amantes…
Ela é a Deusa que representa nossos relacionamentos pessoais e aponta o que o Homem valoriza. Rege as Afeições e Relacionamentos.
Trabalha no Homem sobre o reflexo de si mesmo, nos outros, nos objetos que deseja, na arte que produz, bem como estas se refletem, e despertam suas Emoções.
Apresenta-se sob dois aspectos principais, Eósforo (Estrela da Manhã) e Héspero (Estrela Noturna)
Já abordamos o trabalho com Vênus em outros Posts, Aqui, Aqui e Aqui.
Hoje, nesta Quarta Semana da Jornada Mística, Júpiter traz sua partícula de Consciência e a adiciona no Campo de Atuação de Vênus. Uma injeção de Bondade, Sabedoria, Grandeza, Fé e Amor (Divino) na Energia de sensualidade, sedução, atração, Amor (Hominal), alegria e prazer venusianas.
Onde Júpiter toca haverá crescimento e desenvolvimento. Ao dar o seu abraço na Deusa do Amor Ele ampliará sua potência. Acrescentando um toque de Sorte.
Na ciência Astrológica Júpiter é o “Grande Benéfico” e Vênus o “Pequeno Benéfico”, sendo esse um encontro harmonioso (e intermediado pelo Senhor da Harmonia) entre energias muito semelhantes, mas que operam em planos diferentes.
Essa energia representa a Eternização da Graça Divina sobre o mundo. Refletida nas Artes Sacras, nas músicas e danças que elevam a alma até o Divino.
No Amor Romântico traz o desejo de casar, de obter a benção dos céus.
Nos negócios traz a Sorte e o Crescimento, pois, Vênus trabalha o que se faz com as rendas e como se gasta o dinheiro que possui; com Júpiter esse dinheiro será empregado de forma construtiva e rentável.
Júpiter, a depender da carga venusiana, pode exagerar lados negativos, tais como uso de drogas, impulsos alimentares, luxo, Inveja e a Vaidade exagerada. Um dos símbolos da Deusa é justamente o Espelho.
Algumas curiosidades para meditação dos Estudantes mais familiarizados com a Qabalah:
Em Roma, existia a cerimônia de ovação que era abençoada por Vênus Victrix (Vênus Vitoriosa).
Existiam não uma, mais duas Deusas Afrodites (Vênus).
A Primeira, Afrodite Urania, nasce da espuma do Mar, quando Saturno castra Uranus e seus testículos caem nas águas. É a Vênus Celestial.
A Segunda é Afrodite Pandemos, Filha de Zeus e Dione. A Vênus do Povo.
Chesed sheb Netzach
A Persistência da Bondade
Netzach (Firmeza, sustentação ou vitória) tem como virtudes a Persistência, o Reforço, a Energia Sustentadora por trás de um desejo, uma ideia, uma decisão. É o que faz persistir o Homem em sua intenção, e o Universo em seu destino…
Ao receber a partícula de Chesed, passa Netzach a Persistir no Caminho Correto.
É Chesed que permite, com este reforço energético, que o amor de Netzach não seja meramente a atração sexual, indo além e se manifestando como a amizade, a camaradagem e o companheirismo, estabelecendo-se nos mais diversos relacionamentos.
Primeiro, deve-se perceber que ambas as Sephiroth localizam-se no Pilar da Misericórdia, sendo a mais abaixo o reflexo transmutado da mais acima.
Essa transmutação ocorre em Tiphareth, conforme já explicado nesta série.
Tipharet, por sua vez, é o reflexo de Kether, a Esfera mais superior da Árvore, retransmitindo suas qualidades abaixo do abismo.
Netzach recebe de Kether através de Tiphareth a Vontade Criadora, a energia latente e em potencial de criação. E de Chesed, um reflexo de Hockmah, incorpora a Graça, o Amor Divino, a Bondade e a Retidão.
Em Hod, seu complemento, essa Força venusiana encontra a Forma que lhe corresponde. A Luz é Focada e a imagem torna-se nítida.
Um “Laser” cósmico-espiritual. Um Projetor de imagens.
VITÓRIA
Vencer geralmente depende de Resistência, da capacidade de continuar em frente, independente do terreno. De ter a causa alimentada e viva.
Toda Potente e com Manancial de Possibilidades Infinitas, cheia de Graça, Netzach só pode conduzir à Vitória.
Mas é realmente uma Vitória quando não existe Bondade ou Retidão ?
Chesed é esse compromisso, de não deixar o Quê se luta, persiste e resiste, cair na tentação de uma Vitória fácil, por vias desonestas.
Da mesma forma, ensina que, após a Vitória, o Bem e a Gentileza devem prevalecer no tratamento sobre os que foram derrotados.
[su_quote cite= “O sétimo Caminho chama-se Inteligência Oculta porque é o esplendor refulgente das virtudes intelectuais percebidas pelos olhos do intelecto a pelas contemplações da fé.” ][/su_quote]
– Yetzirah
Procedimentos da Contagem
- Após o pôr do sol de cada dia, toma-se um banho. Pode se acrescentar ervas relacionadas à força da semana, mas é dispensável. Assim como também pode-se ou não usar incensos.
- Voltado para o leste, traça-se no ar, à sua frente, um Triângulo. Faz-se o símbolo 3 com os dedos da mão direita, polegar dobrado ao centro da mão. Em sequência, a seguinte Oração:
Saúdo o Sagrado Triângulo !
Que sua tripla Luz brilhe sobre meu rosto.
Abençoa-me três vezes !
Que a manifestação das Forças superiores materializem-se nas Formas da Terra.
Bendito sejas Tu, Eterno, Rei do Universo, Senhor do Cosmos, que nos santificou com os suas Leis e nos ordenou à contagem das Esferas.
A Saphirat Ha Omer. - Faz-se o símbolo 7 com os dedos das mãos.
- A Contagem se realiza com a Verbalização, ação que coloca em movimento as energias relacionas com a Sentença.
Verbalize:
Hoje é o dia 22 da Saphirat Ha Omer !
Três Semanas e Um dia da Contagem.
Chesed sheb Netzach
À Força de Vênus soma-se, hoje, a partícula de Bondade, Sabedoria, Grandeza e Amor cedida por Júpiter.
Agradecemos a Ti, Pai Jove !
Que ela some à Consciência e Poder de Vênus.
Recita-se a seguinte Oração a Vênus:
Vênus eu a saúdo ! (7x)
Que abra-se, agora, em minha vida o portal das forças de Vênus. (7x)
Que suas bençãos e graças se derramem sobre mim.
Que sua Luz brilhe sobre mim.
Invoco-te em minha consciência Senhora do Amor,Vitória, Fraternidade, Alegria, Fruição, Prazer e Liberdade! (7x)
Haniel, Tu que governas sobre as energias de Nogah, conduz as forças da inteligência Hagiel sobre mim,
Carrega-as à realidade Elohim!
Anael, materializa as energias de Nogah em meu ser. (7x)
Medita-se sobre as energias de Júpiter em Vênus, Chesed em Netzach, e finaliza-se.
Meditações:
Arquétipo: A Esposa que ama. Direitos Humanos. O Pai que abraça a Filha. O Sacerdote com seus fiéis.
Virtudes
- Sustentação da Bondade
- Vitória do Correto
- Bondade ao Vencer
- Direitos Humanos
- Estabelecimento da Percepção Solar
- Descer à Mansão dos mortos
- Amor nos Relacionamentos
Leave a Comment