Saphirat Ha Omer 2021 – Dia 18 – Netzach sheb Tipharet

Vênus no Sol

A Eternidade da Verdade

Hoje, a Deusa Vênus concede sua partícula ao Sol Invictus. Este a recebe, absorve e amplia seu poder e Brilho com a Força fomentadora da União, com a Potência que mantêm todas as coisas juntas; a energia que atrai átomos, moléculas, células, planetas, estrelas e galáxias.

O nome Netzach significa Vitória, e isso é garantido pela manutenção da Força sustentadora de ideais e ações.

Vejam, aqui faremos uma breve pausa para explicação. Existem três níveis quando falamos de Amor, todos reflexos do Amor Primordial.

Distribuem-se em três “alturas” na Coluna da Bondade.
A cada nível esse Amor é destruído (Binah, Gevurah), então transformado e reconstruído (Chesed, Netzach):

O Primeiro é o Amor de Chokmah, Divino, Perfeito, Sublime e Arquetípico.
É uma Força que direciona o Ser para seu criador. Contém em si o cerne da Sabedoria e foi utilizado para a criação do Cosmos, trazendo Ordem ao Caos.

O Amor que vêm de Chesed ,Júpiter, é o Segundo Nível. Um Amor da busca pela Perfeição, só encontrada no anterior, impossível de existir em manifestação. Se reflete no Divino e no Sagrado. Traduz-se pela Busca por algo pertencente às Esferas além do Abismo. É Fé, é Crença, é Graça. Ele cria a união do individual no social, estabelecendo nações, firmando as relações. Onde existe reina a Bondade, a Generosidade, a boa Política e a Paz. Trazendo Ordem à Sociedade.

No Terceiro Plano, a Deusa do Amor, traduz e reconstrói esse Amor, projetando-o à arte, ao belo, ao harmonioso, ao rosto ou corpo de uma pessoa, à tela de uma pintura ou a uma música que consideramos encantadora. Trazendo Ordem ao Homem.

Já abordamos essa energia de Vênus Aqui e Aqui.

Ao Eu Perceptivo do Sol ela amplia os canais de recebimento. Acrescenta um elemento de persistência, de reforço energético-emocional à Consciência Solar, sendo fundamental para criar as Virtudes do Sol.

A Determinação, por exemplo, só é possível pela persistência de uma energia para sustentar a Vontade.

Os Deuses Solares Hélio e Apolo sempre estiveram associados à Beleza e às Artes, uma característica da Sensibilidade e Inspiração Venusiana, entregue pela Deusa da Beleza.

Vênus sustenta o que é Eterno e Durável. Assim, Sol Invictus (e suas representações Hélio e Apollo) é sempre retratado em permanente Juventude e associado ao combate do envelhecimento.

O Sol é Símbolo da Verdade, e esta, é sempre Eterna.

Os cientistas são unanimes ao afirmarem que nosso sistema durará o tanto que o Sol durar, sendo sua morte, o evento que arrastará nossos astros ao seu fim.

Simbolicamente, durará o Homem enquanto puder sustentar sua própria Luz, enquanto se sentir útil, para si, para os entes queridos e para a humanidade. Se perder esse elo de sustentação, definhará.

[su_quote cite= “A nível microcósmico podemos utilizar as forças de nosso Netzah interior para embelezar tudo o que tocamos, começamos por embelezarmos a nós mesmos, cuidar de nossa aparência exterior e fazer com que tudo o que saia de nós seja harmonioso e agradável. Então utilizamos estas forças para que nossa vida social seja bela e prazerosa, para que a organização da sociedade tenha enquadramento adequado para a manifestação das outras Sephirah, para que a riqueza resplandeça por todas as partes, entendendo-se como riqueza, a exuberância de virtudes emanadas dos demais Centro de Vida.” ][/su_quote]

– Inachio Vachiano

Netzach sheb Tipharet

A Sustentação do Esplendor.

Netzach é a Sephirah pertencente à Vênus, a Deusa do Amor.

Nas suas doces mãos encontram-se as forças impulsionadoras dos homens.
Aquelas que o mantém de pé mesmo quando tudo parece lutar contra ele.

Os Sentimentos e Emoções são seus domínios. Sua Consciência e seu Reino. Manifestando-se nos homens em diferentes formas: instinto, intuição, o desejo, amor sensual, empolgação e entusiasmo.

O Amor é a Força que mantém tudo unido, Homens e Mulheres, Planetas e Astros, Idealizadores e seus Objetivos, Guerreiros e Conquistas. Ele define o que damos Valor.

No Simbolismo, o Sol é representado pelo Ouro, o mais valioso e nobre dos metais. Analogamente, um homem bom, justo, e que anda em verdade, é classificado como alguém nobre, valoroso.

Vênus rege sobre nossos valores, aquilo que gostamos, que damos importância, que buscamos para nós, aquilo que aquece nosso coração.

Diz um provérbio árabe: “Onde está o seu coração, lá estará o seu Tesouro”.

Um Homem Valoroso une sua característica solar com a força impulsionadora dos valores venusianos. Sustentando a Força do seu Caráter, mesmo diante de dificuldades e tentações.

Netzach, também recebe o título de Eternidade. E onde sua força atua, nada se desfaz.
Atuando sobre a Esfera Solar, concede a Beleza Eterna do Poder Divino…

Sol Invictus

Tipharet é “Equilíbrio”, o balanço entre Chesed (Bondade) e Gevurah (Rigor). Vênus entra com a sustentação que permite a Tipharet manter o Equilíbrio.

Netzach traduz-se como Vitória.

Aliada ao Astro Rei, é a Vitória do Sol, da Luz, da Vida, da Verdade.
É a Coroa de Hélios.

É o que torna invencível o Sol, Invictus !


Procedimentos da Contagem

  • Após o pôr do sol de cada dia, toma-se um banho. Pode se acrescentar ervas relacionadas à força da semana, mas é dispensável. Assim como também pode-se ou não usar incensos.

  • Voltado para o leste, traça-se no ar, à sua frente, um Triângulo. Faz-se o símbolo 3 com os dedos da mão direita, polegar dobrado ao centro da mão. Em sequência, a seguinte Oração:

    Saúdo o Sagrado Triângulo !
    Que sua tripla Luz brilhe sobre meu rosto.
    Abençoa-me três vezes !

    Que a manifestação das Forças superiores materializem-se nas Formas da Terra.


    Bendito sejas Tu, Eterno, Rei do Universo, Senhor do Cosmos, que nos santificou com os suas Leis e nos ordenou à contagem das Esferas.
    A Saphirat Ha Omer.

  • Faz-se o símbolo 6 com os dedos das mãos.
  • A Contagem se realiza com a Verbalização, ação que coloca em movimento as energias relacionas com a Sentença.
    Verbalize:

    Hoje é o dia 18 da Saphirat Ha Omer !

    Duas Semanas e Quatro dias da Contagem.

    Netzach sheb Tipharet

    À Força de Sol Invictus soma-se, hoje, a partícula de Vitória, Amor, Fraternidade, Alegria, Fruição, Prazer e Liberdade cedida por Vênus.

    Agradecemos a Ti, Belíssima Vênus!

    Que ela some à Consciência e Poder de Sol Invictus.

Recita-se a seguinte Oração a Sol Invictus:

Sol Invictus eu o saúdo ! (6x)
Que abra-se, agora, em minha vida o portal das forças do Sol Invictus.
(6x)
Que suas bençãos e graças se derramem sobre mim.
Que sua Luz brilhe sobre mim.


Invoco-te em minha consciência Senhor da Beleza, Harmonia, Felicidade, Sucesso, Consciência e da Saúde ! (6x)

Mikael, Tu que governas sobre as energias de Shemesh, conduz as forças da inteligência Nakhiel sobre mim,

Carrega-as à realidade Malakin!


Rafael, materializa as energias de Shemesh em meu ser.
(6x)

Medita-se sobre as energias de Vênus em Sol Invictus, Netzach em Tipharet, e finaliza-se.

Meditações:

Arquétipo: As Pirâmides. Sol Invictus. O Artista Iluminado. O Músico Perfeito.

Virtudes

  • Sustentação da Vida
  • Força Interior
  • Vitória sobre os Vícios
  • Reconhecer a Beleza e a Harmonia na Arte e na Vida

Share: