Estátua Magnânima de Zeus
Estátua Magnânima de Zeus
Júpiter em seu trono

Chesed (Hesed) é a Sephirah de Júpiter. Seu reino, a expansão de sua consciência divina e energia onipotente.
Em muitos estudos cabalísticos encontrados na internet, ou até mesmo em livros e cursos, apenas a visão judaica é levada em conta. Mesmo na abordagem hermética (Kabbalah), muitas vezes se esquecem das origens e das relações astrológicas, oriundas da Babilônia, Pérsia, Assíria, Egito, Grécia e Roma.
Se esquecem dos Deuses e de suas individualidades, de que são entes conscientes, e que estes dirigem os rumos da raça humana.

(Veja a Introdução dessa série de postagens Aqui)

A Astrologia e a Cabalá

Contam as lendas que ao Patriarca Abraão foi ensinado os conhecimentos dos Astros e da Cabalá. Ora, este conhecia as forças dos Planetas, Estrelas e Constelações, bem como suas correlações. Possuía, assim, o Entendimento do Macrocosmos.
Sabia, também, que neles residem inteligências que executam seus trabalhos de forma magnânima, ressoando, e refletindo-se internamente no homem, em seus impulsos, pensamentos e emoções, o Microcosmo.

Existe a Astrologia Cabalística, que utiliza-se amplamente da figura da Árvore da Vida, suas esferas, caminhos, os três pilares e de suas correlações, sendo utilizada mais para conhecer-se as forças desequilibradas na carta natal e como trazê-las ao equilíbrio.

Os 7 Planetas e os Astros do céu visíveis eram conhecidos desde a antiguidade, sabendo os sábios que eram o ponto físico, o corpo, por assim dizer, de energias e forças divinas. Na Astrologia ligada à Cabalá existem associações dos 12 signos com as 12 tribos, com os 12 filhos de Jacó.
As características desses signos aparecem nas 12 bençãos de Moisés a cada tribo. Cada signo também encontra-se em relação com os 7 planetas e com as 22 letras hebraicas.
O estudo da Astrologia nos ajudar a entender a Cabalá. E vice-versa.

Sendo esse conhecimento a raiz e a origem da Cabalá Prática e da Magia Medieval e Moderna.

1ª Semana – O Entendimento de Júpiter

A Primeira semana do Saphirat Ha Omer começa com Chesed, a esfera de influência cósmica relacionada a Jupiter. Devendo as meditações da primeira semana serem realizadas sempre em relação a Ele.

No Primeiro dia temos uma relação de Júpiter consigo mesmo. Sua energia manifestada em forma pura.

O Que faremos após a verbalização da contagem do dia é meditarmos em Júpiter, suas características, suas Virtudes e Vícios relacionados.
Escrevendo, sem mentirmos para nós mesmos, aquelas que possuímos, as que queremos eliminar, refinar ou adquirir.

No final das 7 semanas teremos dois grandes Espelhos, o Branco e o Negro. Lembram deles nesta postagem (O Exercício da Vontade – Parte 2), onde afirmamos que voltaríamos a utilizá-los?

A Contagem do Omer

A Contagem já é amplamente conhecida dos Estudantes, ocultistas, cabalistas e místicos, portanto, não entraremos em mais detalhamentos sobre ela.
Abordaremos apenas a forma da Societas Saturni de executá-la.

Estamos publicando uma forma leve, porém potente, excluímos maiores detalhes ritualísticos referentes ao trabalho com a Egrégora, pois esses são reservados aos Associados da Societas Saturni

Procedimentos:

  • Após o pôr do sol de cada dia, toma-se um banho. Pode se acrescentar ervas relacionadas à força da semana, mas é dispensável. Assim como também pode-se ou não usar incensos.
  • Voltado para o leste, traça-se no ar, a sua frente, um Triângulo. Faz-se, em sequência, a seguinte Oração:

    Saúdo o Sagrado Triângulo !
    Que sua tripla Luz brilhe sobre meu rosto.
    Abençoa-me três vezes !

    Que a manifestação das Forças superiores materializem-se nas Formas da Terra.


    Bendito sejas Tu, Eterno, Rei do Universo, Senhor do Cosmos, que nos santificou com os suas Leis e nos ordenou à contagem das Esferas.
    A Saphirat Ha Omer.
  • A Contagem se realiza com a Verbalização, ação que coloca em movimento as energias relacionas com a Sentença.
    Verbalize:
    Hoje é o dia 1 do Saphirat Ha Omer !
    Chesed shebe Chesed.

    A Força de Júpiter é pura, onipotente e completa em si mesma.
  • Recita-se a seguinte Oração a Júpiter:

    Pai Jove (Júpiter) eu o saúdo ! (4x)
    Que abra-se, agora, em minha vida o portal das forças de Júpiter.
    (4x)
    Que suas bençãos e graças se derramem sobre mim.
    Que seu sorriso brilhe sobre mim.


    Invoco-te em minha consciência Senhor da Grandeza, da Prosperidade, do Poder e da Paz. (4x)

    Tzadkiel, Tu que governas sobre as energias de Tzedek, conduz as forças da inteligência Jophiel sobre mim,
    Carrega-as à realidade Chasmalin !


    Sachiel, materializa as energias de Tzedek em meu ser.
    (4x)

  • Medita-se sobre as energias de Jupiter, Chessed, e finaliza-se.

Meditações sobre Júpiter

Virtudes para Meditar:

Bondade, Confiança, Otimismo, Universalidade, Fé, Generosidade, Abundância, Expansão, Crescimento, Bençãos, Fartura, Sorte, Fortuna, Riqueza pessoal, Conhecimento, Ética, Honestidade, Gentileza, Nobreza, Franqueza, Altruísmo e Elevação mental, Oportunidades, Ascensão, Confiança, Regência, Governo, Moralidade.

Arquétipos: O Rei, O Protetror, O Pai, O Administrador

[su_quote cite= “Historicamente, Júpiter tem sido associado ao rei, ao patriarca e ao chefe dos deuses em vários panteões. Também se relaciona com o princípio divino da preservação e do crescimento grandioso. Júpiter é conhecido como a ‘grande fortuna’ ou  ‘grande benéfico’, enquanto Vênus é o ‘pequeno benéfico’.  Júpiter é visto como o patrono dos filósofos, dos teólogos, dos líderes morais, dos líderes de campanhas e pensadores especulativos de todo tipo. É difícil para nós hoje imaginar a  visão grandiosa que os povos antigos tinham de Júpiter, e provavelmente é impossível sentir atualmente o assombro com que esta força ou (divindade) cósmica era experimentada…

…Ao contemplar as qualidades e aspirações profundas que Júpiter representa em astrologia, é inevitável sentir que a grandeza de Júpiter e a sua visão ampla estão inextricavelmente ligadas à perene busca humana por uma verdade maior e por uma experiência de unidade com o universo.  Em nenhum outro planeta, talvez (e em nenhum outro signo além de Sagitário, que é governado por Júpiter), encontramos uma combinação tão natural, tão espontânea e tão óbvia do físico com o não-físico; a aspiração material por melhorar a nossa situação está unida com a preocupação libertadora e com os sonhos elevados, ideais, inspirações e causas éticas.” ][/su_quote]

~Stephen Arroyo

“No simbolismo teológico (….) Júpiter é o Salvador erguido e glorioso, e  Saturno, o Deus Pai, o Jeová de Moisés.”

Eliphas Levi (Dogma e Ritual da Alta magia)

[su_quote cite= “Júpiter é portanto o representante que governa a ‘Mente Divina’ na mitologia dos tempos clássicos, e é consequentemente saudado como o ‘Ótimo Máximo’.  O seu equivalente no mundo grego é tratado com igual reverência, porque o Zeus de Homero é o Maior e o Melhor entre todos os deuses,  e aquele que inspira a maior devoção; o Deus da Luz, da Justiça e da Verdade; o Pai dos Deuses e dos homens. Ele domina todos os planos, porque seu pensamento compreende todas as coisas. Uma vibração da sua poderosa vontade faz o universo inteiro tremer.” ][/su_quote]

 ~Isabelle Pagan, Signs of the Zodiac Analysed 


Vícios a eliminar:

Fanatismo, Avareza, Arrogância, Intolerância, Cobiça, Glutonice, Ganância, Materialismo, Avidez, Posse, Extravagância, Exagero, Excesso, Dogmatismo, Falta de Ética.

Glutão
Glutão, o pecado da gula é jupiteriano

[su_quote cite= “Muitas das manifestações mais negativas de Júpiter, no entanto, são destacadas,  idealizadas e até promovidas no mundo de hoje: a arrogância, as crenças religiosas intolerantes, a cobiça, os ‘estilos de vida dos ricos e famosos’, o culto da celebridade como se ela fosse uma meta valiosa em si mesma, um estilo de vida exagerado onde reina o desperdício e que puxa constantemente o cidadão para fora do seu centro e para longe dos seus deveres,  empurrando-o para trivialidades como se ele fosse uma criança. Há um crescimento e desenvolvimento econômico excessivo,  às custas da atmosfera terrestre, da herança arquitetônica, do meio ambiente, etc. Podemos inclusive dizer que a expressão negativa de Júpiter está exemplificada na sociedade ocidental de hoje.” ][/su_quote]

~Stephen Arroyo


Bem esse é o pequeno ritual para o dia de hoje, amanhã veremos como a energia de Júpiter começa a se relacionar com as dos outros Deuses.

Até lá, estudem, meditem e se cuidem.
Que Saturno abençoe a cada um de vocês.

Share: