Saphirat Ha Omer 2021 – Dia 40 – Hod sheb Yesod
Mercúrio em Luna
A Inteligência Subconsciente
Hoje, Mercúrio entrega sua partícula de Inteligência, Veracidade, Interpretação, Movimentação e Comunicação à Luna.
Mercúrio, trazendo o aspecto da Mente Racional, equilibra-se em uma balança com a Mente Emocional Venusiana e com a Mente Instintiva Lunar.
Lua + Mercúrio: Genialidade, Criatividade Inventiva
Lua + Vênus: Arte, Criatividade Artística
O Campo de Consciência Lunar possui uma ligação muito forte ao Campo de Consciência Mercurial. E já abordamos essa relação em Yesod sheb Hod, neste Post.
Voltaremos a repetir alguns aspectos:
A Magia não pode ocorrer sem uma boa base de memórias, associações instintivas, formulação e manutenção de Imagens, o que é gerido por Luna
O uso da Energia Emocional para o Despertar de Forças Internas, que elevam a Consciência acima do Plano Hominal, em um Estado Contemplativo em algumas operações ou de Transe em outras, são da Esfera de Vênus.
Ela é a ligação das Forças Divinas dos Dois Planos Superiores ao Mundo Astral.
Mercúrio entra nessa Trindade, adicionando os elementos da Ritualística, onde Gestos, Sons, Palavras, Desenhos, Escritas e Sensações, criam uma Amálgama Simbólica.
Esta, uma vez somadas às Forças venusianas, que sustentam energeticamente as operações, são dirigidas aos Domínios Lunares.
Uma vez lá, estes são fixados no Inconsciente Lunar, despertando processos psicológicos, associativos, arquetípicos, que uma vez despertados são reemergidos como Força Emocional que alimentará a Intenção Mágica através de Vênus…
É um processo de retroalimentação crescente.
Que precisa ser bem entendido e trabalhado, pois, se não for parado na hora certa, produzirá males múltiplos: Loucura, falta de Memória, Fantasias, Ilusões, Desordens Emocionais, Libidinagem, Crueldade, acessos de Violência, Confusão de Raciocínio, entre outros males.
No entanto, sendo bem trabalhado, a Consciência do Mago se elevará e a sua Intenção será alçada às Esferas Superiores, de onde atingirá as Forças e Consciências necessárias, ao mesmo tempo que estabelece a Ponte para a descida das Energias Executoras e Realizadoras dos Intentos.
Existem diferenças entre a Magia Lunar, a Magia Mercurial ou Hermética e a Magia Venusiana.
Porém, deixamos claro que na prática ocorre uma mistura entre os Três Métodos, sempre permutando nos Sistemas entre uma maneira ou outra, permutando elementos, e utilizando-se aqueles mais aplicáveis.
Existe uma União entre as Forças nos Triângulos da Árvore da Vida visando o Equilíbrio.
Portanto, sempre, não importando a Modalidade, se trabalha nas Três Esferas.
Conheçamos:
A MAGIA LUNAR
É Intuitiva, envolve o Transe, se concentra no Plano Astral, contando com a participação maciça de Espíritos, e o auxílio de Entidades Astrais, etc.
Muito poderosa, envolve contato com o Astral, o Inconsciente e, também, com o Submundo Terrestre, variando seu uso de acordo com a Fase Lunar.
Seu Poder está ligado ao Subconsciente. Tem uma Ação Receptora.
Suas principais representações são a Bruxaria, Stregheria, Wicca, etc
Seu modo de Divinação envolve a Clarividência e o amplo uso de Cristais, Espelhos, Superfícies com Água. Também ocorre pelos Sonhos, acesso Astral a Registros Cósmicos, a Audiovidência, e também a própria Mediunidade.
A MAGIA MERCURIAL
É Técnica, exige Entendimento, pede recursos e auxílios de Símbolos, cores, objetos, etc.
O Mago precisa ter uma Teoria de Trabalho, e sim, existem muitas, e todas são funcionais, pois, quando reduzidas apresentam camufladas em diferenças simbólicas as mesmas Verdades.
Trabalha principalmente com Forças Individuais e bem Definidas.
Seu Poder é centrado no Pensamento e suas capacidades Associativas, tendo uma Ação Ativa.
Sua principal representação é a Magia Ritualística, a Alquimia e a Ciência.
Seu modo de Divinação é a utilização de jogos, como o Tarot, as Runas, os Ossos, os Dados, os Búzios (sem auxílio espiritual)
A MAGIA VENUSIANA
A Magia Venusiana é de Atração, é o chamado Encanto, usa das Artes, da Música, da Poesia, da Beleza, dos cheiros, da natureza e das expressões emocionais
É Artística, trabalhando sobre a Sedução e o Encantamento. Agindo sobre o Domínio do Sentimento e o Adormecimento da Mente.
Alguns ramos da Magia Árabe e Hindu utilizam amplamente das manipulações dessas Forças, que pedem alta capacidade Meditativa e de Concentração. Alguns Magos Cristãos e Cabalistas agem dessa Forma.
Um ponto curioso é que Maomé, em alguns versículos, é chamado de Mago…
A Utilização de Forças Naturais como Devas, Deuses, Elementais, etc, é trabalhada amplamente nessa modalidade. Principalmente na forma de Forças Coletivas, associativas, formando “Linhas” de trabalho, “Legiões”, “Exército”, etc.
Seu modo de Divinação, entre outros, é pela observação de Voos de Pássaros, Balanço das Árvores, Mudanças no Vento, Folhas de Chá, Depósitos de Café, ou outro instrumento em comum uso com as Entidades auxiliadoras.
Temos como exemplos a Umbanda, o Candomblé, Magia Sufi, Magia Persa, etc
Hécate (Parte 1)
Hécate a Deusa do Caminho Triplo, Senhora da Lua Minguante, e muitas vezes da Lua Nova, é uma dos Arquétipos mais difíceis de definir e trabalhar.
Seu nome é muitas vezes referido por alguns etimologistas como “Vontade”, e por outros pesquisadores como “a Distante”. Um terceira linha afirma ter derivado do egípcio significando “Todo o poder”,
A Deusa tem como seus locais sagrados as Encruzilhadas, os Cemitérios e locais de crimes e orgias. Guarda os Portões entre o mundo dos Homens e o dos Mortos.
Possui os conhecimentos da Bruxaria, de Ervas e Plantas venenosas, Fantasmas, Necromancia e Feitiçaria.
Sempre acompanhada das Lâmpades, ninfas do Subterrâneo. Ela é responsável pelo envio dos terrores noturnos e aparições de fantasmas ou espectros, bem como da Magia Obscura.
Ocorre que diante de sua presença os Medos e Traumas do Inconsciente são evocados em Projeções de imagens horrendas, aterrorizantes e chocantes.
Porém, não é maléfica, tendo sido muito adorada como Protetora das crianças, enfermeira e curandeira.
Essa carga de associação ao Mal ficou com sua Filha Circe, Senhora da Lua Negra, das Maldições, Vinganças, Pesadelos, Magia Negra, Morte Terrível, Alquimia Putrefa e dos Encantamentos Maléficos.
[su_quote cite= “Em função dessas memórias de repressão e dos medos impregnados no inconsciente coletivo, o contato com a deusa escura pode ser atemorizador por acessar a programação negativa que associa escuridão com mal, perigo, morte. Para resgatar as qualidades regeneradoras, fortalecedoras e curadoras de Hécate precisamos reconhecer que as imagens distorcidas não são reais nem verdadeiras. Elas foram incutidas pela proibição de mergulhar no nosso inconsciente, descobrir e usar nosso verdadeiro poder.
Para receber seus dons visionários, criativos ou proféticos, precisamos mergulhar nas profundezas do nosso mundo interior, encarar o reflexo da deusa escura dentro de nós, honrando seu poder e lhe entregando a guarda do nosso inconsciente. Ao reconhecermos e integrarmos sua presença em nós, ela irá nos guiar. Porém, devemos sacrificar ou deixar morrer o velho, encarar e superar medos e limitações. Somente assim poderemos flutuar sobre as escuras e revoltas águas dos nossos conflitos e lembranças dolorosas e emergir para o novo.” ][/su_quote]
~ Lucia Belo Horizonte
Hécate geralmente aparece carregando Duas Tochas ou uma Chave, afinal ela controla Três Portas. Por isso é a Deusa das Escolhas, capaz de influenciar o Destino dos Homens.
Hécate ajuda a encontrar novos caminho através de novos começos.
Ela está ligada, por isso, também, ao 32º Caminho da Árvore Cabalística, entre Yesod e Malkut. Um Caminho relacional à Saturno.
Tanto que em muitas imagens aparece com com uma Foice ou punhal para cortar o cordão de prata que liga as almas aos corpos.
A Morte é um Signo de Passagem e de Transformação, sendo exigida para a Evolução. O que acabava ligando a Deusa Tríplice, também, aos Mistérios de Eleusis.
Tentaremos desvendar mais um pouco dessa Fabulosa Deusa.
Em um dos seus Mitos, Hécate, também chamada de Perséia, é Filha de Dois Titãs, Astéria, Deusa dos Astros e Perses, da Destruição, porém, após uma briga com a Mãe, vai a Terra por onde vaga desolada e perdida, depois desce às Profundezas da Terra, ao Inferno, sendo criada por Prosérpina, e este é um fato incomum e desconhecido por muitos.
Veja, Proserpina e Plutão não haviam gerado filhos até então, recebendo Hécate como um presente dos Céus.
E isso é de uma Simbologia imensa.
Pois, a Deusa Tríplice é a Luz de Esperança à Todas as Almas que lá se encontram.
É a Luz Celeste que desce às profundezas infernais. E por isso Ela é uma “Soteira” (Salvadora). Conhecendo as Três Realidades.
Enquanto estava no Hades, presidia as cerimônias e rituais de purificação e expiação. E com poder de olhar para três direções ao mesmo tempo, como também de ver passado, presente e futuro, mantinha Prosérpina sempre informada.
Com o Tempo e a Divisão dos Reinos, obteve alcance do seu poder sobre Inferno, Terra e o Mar.
Capaz de conceder Prosperidade material, o dom da Eloquência na Política, a Vitória nas batalhas e nos jogos, peixe abundante aos pescadores, e de prosperar ou definhar o gado.
Dizem ter obtido de Júpiter o poder de conceder ou negar qualquer desejo, a Homens e até mesmo a Deuses, e , da mesma forma, honrada como uma das Deusas da natureza, do nascimento, da bruxaria e da magia.
Deixamos que o Estudante faça a ligação das características citadas.
A Tripla Deusa se liga à Magia, porém, em uma forma diferente da de Mercúrio. O que muito interessa aos Estudos Ocultos, visto os dois Deuses serem associados como Regentes da Magia.
E então, a Quem pertence os Domínios Mágicos ?
Esclarecemos que a Magia, como explicamos acima, possui inúmeros caminhos, e estes sempre de uma forma ou outra envolvem o Triangulo Mercúrio, Vênus, Lua.
Enquanto Mercúrio aparece e suas características predominam em Yesod sheb Hod, consideramos que Hécate, em inverso, surge e governa em Hod sheb Yesod, mas também sobre outros Caminhos, como veremos mais adiante em outros Posts.
Os Dois Deuses são também considerados Psicopompos, condutores de Almas. Ambos possuindo acesso à Todos os Reinos.
Hécate é Mãe da Bruxa Circe, dos Mitos Gregos. E provável avó de Medeia, Feiticeira Poderosa, filha de Circe com Hélios, com as quais divide o controle dos Caminhos.
(Continuaremos nosso estudo sobre Hécate amanhã, no dia de Yesod sheb Yesod)
Hod sheb Yesod
Comunicação nos Compromissos
O verdadeiro Vínculo, Compromisso com outras pessoas requer Comunicação. Característica que Hod acrescenta à Yesod no dia de hoje.
Hod é Inteligência, Lógica, Matemática, porém, também é Comunicação, Comercio, Diplomacia, qualidades importantes e que sustentam as Nações do Mundo em Paz.
Yesod é Fundamento, mas também Ponte, Ligação, Contrato e Compromisso.
Comunicação permite que um Vínculo seja uma Ponte de Ligação com mão dupla. Envolvendo troca de informações entre as partes associadas.
Todos passaram pela experiência em que só um lado ganha, só uma pessoa fala, sem deixar espaço para a outra. Seja em um Casamento, uma Associação Comercial ou nas Relações Diplomáticas entre dois Países, seja numa Evocação angélica ou demoníaca, Comunicação e Diplomacia são tudo.
Sem Ela não há Ponte, não há Vínculo, sem Base nada se Firma.
É necessária a Reciprocidade. Tem que haver uma bi-comunicação. E isso exige humildade para ceder ao próprio Ego.
Você não se relaciona tanto com pessoas que se esforçam em falar, porém, é fácil se vincular na companhia de quem sabe ouvir e colocar de maneira direta, lógica e clara seus pensamentos e ideias. Como também de Ouvir.
“Ser um bom ouvinte significa ter humildade. Se você está cheio de orgulho, seu transmissor está preso na posição “ligado” porque você sente que o que tem a dizer é mais importante do que o que qualquer outra pessoa poderia ter a dizer.”
~ Rav Barry
Hoje, a mensagem de Hod sheb Yesod, Comunicação no Compromisso, é um momento de refletir sobre a Interação com os outros.
Talvez de se fazer mais Claro, mais Diplomático e melhor Ouvinte.
Procedimentos da Contagem
- Após o pôr do sol de cada dia, toma-se um banho. Pode se acrescentar ervas relacionadas à força da semana, mas é dispensável. Assim como também pode-se ou não usar incensos.
- Voltado para o leste, traça-se no ar, à sua frente, um Triângulo. Faz-se o símbolo 3 com os dedos da mão direita, polegar dobrado ao centro da mão. Em sequência, a seguinte Oração:
Saúdo o Sagrado Triângulo !
Que sua tripla Luz brilhe sobre meu rosto.
Abençoa-me três vezes !
Que a manifestação das Forças superiores materializem-se nas Formas da Terra.
Bendito sejas Tu, Eterno, Rei do Universo, Senhor do Cosmos, que nos santificou com os suas Leis e nos ordenou à contagem das Esferas.
A Saphirat Ha Omer. - Faz-se o símbolo 9 com os dedos das mãos.
- A Contagem se realiza com a Verbalização, ação que coloca em movimento as energias relacionas com a Sentença.
Verbalize:
Hoje é o dia 40 da Saphirat Ha Omer !
Cinco Semanas e Cinco Dias da Contagem.
Hod sheb Yesod
À Força de Luna soma-se, hoje, a partícula de Inteligência, Veracidade, Interpretação, Movimentação e Comunicação cedida por Mercúrio.
Agradecemos a Ti, Veloz Mercúrius !
Que ela some à Consciência e Poder de Luna.
Recita-se a seguinte Oração à Luna:
Luna eu a saúdo ! (9x)
Que abra-se, agora, em minha vida o portal das forças de Luna. (9x)
Que suas bençãos e graças se derramem sobre mim.
Que sua Luz brilhe sobre mim.
Invoco-te em minha consciência Senhora da Imaginação, Criatividade, Estabilidade, Independência, Instinto, Memória, Intuição, Sonho, Psiquismo (9x)
Gabriel, Tu que governas sobre as energias de Levanah, conduz as forças da inteligência Malkah Be Tarshishim Vead Beruah
Shehaqim sobre mim.
Carrega-as à realidade Kerubim!
Gabriel, materializa as energias de Levanah em meu Ser. (9x)
Medita-se sobre as energias de Mércurio em Luna, Hod em Yesod, e finaliza-se.
Meditações:
Arquétipo: Hékate, o Diplomata, o Comunicador, o Professor, a Bruxa.
Virtudes
- Comunicação nos Compromissos
- Diplomacia
- Ouvir
- Feitiçaria
- Inteligência Subconsciente
Leave a Comment