Saphirat Ha Omer 2021 – Dia 34 – Yesod sheb Hod

Luna em Mercúrio

A Prática da Magia

Hoje, Mercúrio recebe um presente de Luna, Senhora do Subconsciente, das Imagens, da Criatividade, da Memória, dos Instintos, dos Sonhos e da Ilusão.

A Lua define como o Homem reage emocionalmente frente à diferentes situações. Governando tudo que faz parte do seu íntimo, seu core.

As Forças Lunares acrescentam um toque importante a o Campo de Consciência Mercurial.
A Magia não pode ocorrer sem uma boa base de memórias, associações instintivas e formulação e manutenção de Imagens.

Um dos aspectos desta interação é no campo da Magia, principalmente da Ritualística, onde Gestos, Sons, Palavras, Desenhos, Escritas e Sensações, criam uma Amálgama Simbólica dirigida aos domínios lunares.

Uma vez lá, Estes são fixados no Inconsciente Lunar, despertando processos psicológicos, associativos, arquetípicos, que uma vez despertados são reemergidos como Força Emocional que alimentará a Intenção Mágica.

A Consciência do Mago se elevará e a sua Intenção será alçada às Esferas Superiores, de onde atingirá as Forças e Consciências necessárias, ao mesmo tempo que estabelece a Ponte para a descida das Energias executoras e realizadoras do Intento.

Todo processo ocorre ao mesmo tempo dentro e fora do Mago. É o segredo do Hexagrama, a Interação do Microcosmos com o Macrocosmos, o Sacrifício queimado no altar que se elevar e traz a labareda de Fogo que abençoa e desce sobre ele…

É necessário agora, um desvio para informação ao Estudante:

Veja, na raiz da palavra Magia está o persa magus ou magi, que significa “sábio”. Derivando magistermagista, “magistério”, “magistral”.

E também “magno” que significa Grande.

Por sua vez também temos a mãe de Mercúrio, a Deusa Maia Maiestas. cujo nome era relacionado ao adjetivo comparativo maius, maior “maior’, “Grande”, e ao mês de maio.

Muito relacionada à Ops, Demeter e Proserpina, é uma das Deusas da Primavera.

É a Deusa do Crescimento, da projeção da energia Vital e da… Grandeza e Fama.

De forma que seis dias após o nascimento, o bebê Hermes já era tão alto como um Homem adulto.

Veja o Estudante que nada é coincidência.


“Ele cresce dia após dia, de uma maneira muito incomum, e eu estou espantada e com medo. Não faz nem seis dias desde que ele nasceu, e ele já é tão alto quanto um jovem”.

~ Cyllene, Trackers by Sophocles


“Nascido com o amanhecer, ele tocava a lira ao meio-dia e, à noite, roubou o gado de Apollo, que atirava ao longe, no quarto dia do mês; pois naquele dia da rainha Maia o descobriu.”

~ Hino Homérico 4, A Hermes

Thot, Mercúrio e a Lua

Thoth - Writing, Magick, Wisdom, And The Moon - WiccaMagazine.com

Hermes é um Deus considerado como Psicopompo, junção de psyche (alma) e pompós (guia), sendo dessa forma um condutor, um Pastor, de Almas entre os mundos.

Veja, todo Psicopompo possui uma ligação com a Lua, pois, ela é o Portal e o Caminho que liga a Terra aos demais Mundos Etéreos.

Luna, com suas fases, é símbolo da passagem da vida à morte e da morte à vida. Sendo que em variadas culturas, é nela que ocorre essa transição, a exemplo dos lugares subterrâneos.

É no campo de Consciência da Lua, também conhecido como Plano Astral, que os Fantasmas, Desencarnados, Desdobrados e variadas Entidades vivem ou transitam.

A Lua é um astro relacionado à Noite e a seus Mistérios, como também à Feitiçaria e a Morte.

Divindades fúnebres são, desta forma, sempre ligadas à Luna.

Quando Luna visita e deposita sua partícula em Mercúrio temos o aparecimento de Thoth, o Deus egípcio da Sabedoria, do conhecimento, da escrita, da Geometria, da Precisão, da Música e da Magia.

Thoth ou Djehuti é uma das facetas do Trimegistus.

Era o Escriba, o documentador dos Deuses, que registrou toda a sabedoria do mundo em seus 42 livros, também escolheu os juízes dos mortos e presidia os registros.

Sobre sua cabeça está o Quarto Crescente, e é Ele quem protege a Lua de Seth, sendo um dos Guardiões da Lua.

Sua cabeça era do pássaro Ibis, que por ter o bico bem fino e preciso representava o cuidado e perfeição do Deus, e por esse bico ser curvo e parecido com a Lua Crescente, reforçava a ligação dele com o satélite da Terra.

 Ele também aparece com cabeça de babuíno, animal considerado como um “Pensador” entre os animais.

Era retratado carregando a chave Ankh e o bastão de Anúbis (equivalentes ao Caduceu), representando a inteligência e o discernimento, como um Escriba dos Deuses.

De forma Semelhante, Hermes Trimegistus se declara como Escriba de Saturno.

O Sincretismo entre os Deuses é tão grande que o Templo de Thoth no Egito se chamava Hermópolis.

Thot era casado com Ma’at, a personificação da Ordem, a Deusa da Verdade, cuja Pena fazia o contraponto ao coração do morto para ver se ele seguiu a Justiça e a Verdade durante sua vida.
(Lembre o Estudante que uma das Virtudes de Hod é Verdade !)

Thoth estava a frente da “Ogdoad”, um panteão de oito principais divindades primordiais da mitologia egípcia.

Também na mitologia egípcia, Toth é o Pai de Seshat , a Deusa da Sabedoria, conhecida como “sete chifres” ou Estrela de Sete Pontas
(Alertamos os Estudantes mais avançados sobre este termo.)

Seshat, a Deusa da Sabedoria, Senhora dos Sete Chifres

[su_quote cite= “A figura que guia a alma em ocasiões de iniciação e transição: uma função tradicionalmente atribuída a Hermes no mito grego, pois ele, além de mensageiro dos deuses, era o deus que acompanhava as almas dos mortos, sendo capaz de transitar entre as polaridades (não somente a morte e a vida, mas também a noite e o dia, o céu e a terra)” ][/su_quote]

~ Dicionário Crítico de Análise Junguiana


Yesod sheb Hod

A Fundamentação dos Pensamentos

Para Luna, Yesod (Fundação) é a sua Sephirah. Seu Reino e seu campo de Consciência, onde rege sobre os Instintos, a Criatividade e, também, a Intuição e a Memória.

Essa Memória, inclui toda a evolução e suas leis construtivas, desde a primeira manifestação da Consciência no Átomo até o estagio atual. Tudo devidamente guardado nos cofres de Yesod, no que chamamos de Inconsciente.

Ao se fundir na Consciência de Hod, temos o advir de Laços e Ligações, o estabelecimentos de Pontes. Isto fica muito claro na arte das Palavras e da Comunicação, domínios de Hod.

Por ser a Guardiã da Memória, a Saphirah é a Sustentação da Inteligência, fornecendo os recursos já apreendidos e registrados, e da mesma forma, registrando as novas associações e significações.

A Compreensão e Interpretação de Ideias e experiências novas também está relacionada com seus cofres e o que se tem guardados neles.

Yesod é parte fornecedora de acessos a dados importante, aos conhecimentos esquecidos, ativadora dos Arquétipos adormecidos, e armazenamento aos mecanismo por trás dos processamentos de dados que ocorrem em Hod.

Yesod em Hod também participa da distinção da Individualidade, em Hod, do reconhecimento de Si próprio como uma consciência própria, visto que a Independência é uma de suas Virtudes.


Procedimentos da Contagem

  • Após o pôr do sol de cada dia, toma-se um banho. Pode se acrescentar ervas relacionadas à força da semana, mas é dispensável. Assim como também pode-se ou não usar incensos.

  • Voltado para o leste, traça-se no ar, à sua frente, um Triângulo. Faz-se o símbolo 3 com os dedos da mão direita, polegar dobrado ao centro da mão. Em sequência, a seguinte Oração:

    Saúdo o Sagrado Triângulo !

    Que sua tripla Luz brilhe sobre meu rosto.
    Abençoa-me três vezes !


    Que a manifestação das Forças superiores materializem-se nas Formas da Terra.


    Bendito sejas Tu, Eterno, Rei do Universo, Senhor do Cosmos, que nos santificou com os suas Leis e nos ordenou à contagem das Esferas.
    A Saphirat Ha Omer.

  • Faz-se o símbolo 8 com os dedos das mãos.

  • A Contagem se realiza com a Verbalização, ação que coloca em movimento as energias relacionas com a Sentença.
    Verbalize:

    Hoje é o dia 34 da Saphirat Ha Omer !

    Quatro Semanas e Seis Dias da Contagem.

    Yesod sheb Hod

    À Força de Mercúrio soma-se, hoje, a partícula de Imaginação, Criatividade, Instinto, Desejo, Sonho, Memória, Sensibilidade, Estabilidade e Independência cedida por Luna.

    Agradecemos a Ti, Brilhante Luna!

    Que ela some à Consciência e Poder de Mercúrio.

Recita-se a seguinte Oração à Mercúrio:

Mercurius eu o saúdo ! (8x)


Que abra-se, agora, em minha vida o portal das forças de Mercurius.
(8x)

Que suas bençãos e graças se derramem sobre mim.

Que sua Luz brilhe sobre mim.


Invoco-te em minha consciência Senhor do Esplendor, Razão, Lógica, Raciocínio, Inteligência, Perspicácia, Discernimento e Criatividade!(8x)

Raphael, Tu que governas sobre as energias de Kokab, conduz as forças da inteligência Tiriel sobre mim,

Carrega-as à realidade Beni Elohim!


Mikael, materializa as energias de Kokab em meu Ser.
(8x)

Medita-se sobre as energias de Luna em Mercúrio, Yesod em Hod, e finaliza-se.

Meditações:

Arquétipo:  Thoth, A Sacerdotisa, O Mago.

Virtudes

  • Sustentação da Inteligência
  • Individualidade
  • A Fundamentação dos Pensamentos
  • A Prática Mágica
  • Viagem Astral
  • Aprendizagem de Novos Hábitos

Share: