Saphirat Ha Omer 2021 – Dia 33 – Hod sheb Hod

Mercúrio em Mercúrio

A Inteligência Absoluta

Hoje, Mercúrio volta-se em reflexão sobre si mesmo, sua função, sua energia e campo de atuação.

Uma Simbologia poderosa e altamente complexa.

Esse encontro de Mercúrio consigo mesmo é um despertar da Mente Superior, aquela que ouviu o chamado de Júpiter, ativou-se como Força com Marte, Despertou-se com a visão do Sol Invictus e, agora, desenvolve plenamente suas Asas.

Hoje, Mercúrio se torna Mercurius ter Maximus.

É Triplamente Abençoado, é Três vezes Grande. É Trimegistus !

É o Thot dos egípcios, o Hermes grego e o Mercurius dos romanos.

Hoje, é o Odin dos Nórdicos…


“Vendo dentro de mim uma visão imaterial que veio da misericórdia de Deus, eu saí de mim mesmo em um corpo imortal, e agora eu não sou o que eu era antes.

Eu nasci em Mente!”

Os ensinamentos herméticos estão registrados em símbolos, sendo transmitidos preferencialmente pela Tradição Oral, por confiança dos Despertados aos seus Estudantes. Em muitos momentos da história, através das provas dos Mistérios e de longos estudos em Sociedades e Templos.

Os ensinamentos de Mercúrio resultaram na filosofia esotérica e sua exegese, a Hermenêutica, a arte de interpretar textos, símbolos, mitos e parábolas, extraindo seu verdadeiro significado oculto.

Dizem os estudiosos que Hermes escreveu 42 livros contendo toda sabedoria do mundo antigo.
Através deles se encontra a Maestria na Magia, Alquimia, Filosofia, Astrologia, Fortuna, Sucesso, Saúde e Ciências.

Os Livros encontram-se “Perdidos” por enquanto…

Entre os livros atribuidos a Hermes, está o Divino Pymander ou Poemander (Conhecimento de Rá, Mente Superior ou Iluminada), relata o encontro com o Dragão da Sabedoria, um guia Mestre ou “Pastor de Homens” (talvez por alusão a Poimen, pastor, referente a Hermes).

O Relato que segue ao decorrer do livro é um encontro da Mente Humana Iluminada com a Mente Divina, doando à sua filha seu Conhecimento e Luz.

No Pymander são abordados os 7 Mundos, os 7 Planos da manifestação, os 7 Princípios Herméticos, e muitos outros conhecimentos.

Hermes pensa, enquanto sustenta em suas mãos o Candelabro de Sete Luzes, que substitui, na figura, o Caduceu.

É parte dos estudos dos segredos de Hermes o Domínio das Ciências, das Palavras (falada e escrita) e da Magia. Conhecimentos indispensáveis para a elevação do Homem e consequentemente de toda a Humanidade.

Ser Trimegistus é o destino de todo Ser Humano.

Hermes deixou um vasto corpo de ensinamentos derivados, por onde quer que chegou sua filosofia e sabedoria original.
Possuindo em seu Caduceu a chave dos Segredos do Sol.

[su_quote cite= “É Verdadeiro, sem mentira, certo e veríssimo.

O que é inferior é como (o) que é superior,
e o que é superior é como (o) que é inferior,
para realizar os milagres de uma coisa Única.

E como todas as coisas vieram do Um,
pela mediação do Um,
assim todas as coisas procedem dessa coisa una, por adaptação.

Seu pai é o Sol, sua mãe, a Lua;
O Vento o trouxe em seu ventre;
a Terra o nutriu em seus seios.

O Pai de toda Perfeição do mundo inteiro é este.

A sua Força (virtude) permanece íntegra,
mesmo quando derramada na terra.

Separarás a terra do fogo,
o sutil do espesso,
suavemente e com muito engenho.

Subiu da terra para o céu,
novamente desceu para a terra,
e recebeu a força dos superiores e dos inferiores.

Assim terás a glória do mundo inteiro.

Por isso fugirá de ti toda escuridão.

Esta é a fortaleza e Poder de toda Força,
porque vencerá toda coisa sutil
e penetrará toda coisa sólida.

Assim foi criado o mundo.
As adaptações dele serão admiráveis,
e o seu modo é este.

Por isso sou chamado Hermes Trismegisto:
tenho as três partes da filosofia do mundo todo.

Está terminado o que eu disse sobre a Operação do Sol.” ][/su_quote]

~ Hermes Trimegistus

A Chave de Mercúrio

Já abordamos em outro Post (Aqui) sobre o Caduceu e sua Simbologia, recomendamos a leitura antes de prosseguir.

O Caduceu, aqui, será abordado como simbolo da Consciência e do Equilíbrio.

A Serpente é signo da Sabedoria.
Inicialmente vive na Terra, conhecendo seus segredos mais profundos, ao mesmo tempo é a imagem do perigo, levando à Morte aqueles que se aproximarem sem o devido cuidado.

Anualmente, esse intrigante animal troca sua pele velha por uma nova, e por isso é representante da Renovação, do Renascer como um Novo Ser que ocorre a cada vez que a Mente recebe novos conhecimentos e se amplia.

Abandonando de vez crenças ultrapassadas e conhecimentos que não lhe servem mais. Ou seja, uma vez expandida a Mente nunca mais voltará a seu tamanho original.

É Quando a Serpente se Eleva e passa a ver de outro Plano.

Também é digno de nota, cabalisticamente, que apesar de viver na Terra, também escala, mesmo sem pernas ou braços, a Árvore…

As Serpentes entrelaçadas, uma Negra e outra Branca, perfazem Três Cruzamentos, cada qual representando um Plano de Consciência Superado, três mundos: Físico, Mental e Espiritual.

Hermes domina a esses três nós.

No Universo dos Estudos Ocultos, as Tríades possuem uma importância ímpar.
Na Árvore Cabalística existe um Primeiro Triângulo formado por Yesod, Hod, Netzach.
Um Segundo, Tiphareth, Gevurah e Chesed.
E o mais alto constituído por Binah, Hockmah e Kether.

E por isso acrescenta-se o 3 x 3.

No alto elas param uma em frente para a outra e no meio delas brilha o Orbe Solar com Asas, algumas vezes substituído pelo Capacete Alado, dizendo da Divinização do Homem pela Inteligência Luminosa. O que só se alcança ao superar as Polarizações ilusórias.

As Asas são a elevação do lado negativo e positivo do cérebro, e a glândula pineal que fica no centro é a chave para o completo Despertar, segundo as tradições orientais.

[su_quote cite= “Hermes Trismegisto, Três Vezes o Grande, caminhava por um estranho rochedo e decidiu meditar.

Fechou seus olhos e, respondendo às leis divinas, viu-se dentro do mundo invisível. Uma vez lá deparou-se com o grande Dragão da sabedoria, uma figura imponente cujas asas cobriam o Sol como nuvens imensas emitindo raios luminosos:

– Hermes Trismegisto, o Três Vezes o Grande, por que tentas adentrar o mundo invisível ?

Espantado com aquela figura, Hermes Trismegisto abaixou a cabeça como símbolo de humildade e respeito, e disse:

Nobre criatura. Embora vós sabeis meu nome, eu não sei o vosso. Como eu poderia cumprimentá-la? Sua presença me enche de honra.

– Chamo-me Poimandres. Sou a mente e a luz do universo. Sou eu quem transmite inteligência e criatividade para a mais ignorante das criaturas.

– Sublime! Conduz-me pelos mundos invisíveis.

O que desejas encontrar lá, Hermes? Quais são suas intenções?

– Tenho em mente ajudar a humanidade. Eu amo todas as pessoas da Terra!

Após um exame na mente de Hermes Trismegisto, Poimandres percebeu o afeto de Hermes pela humanidade e a compaixão que sentia pelo seus sofrimento.

O que diz é verdade- concordou Poimandres- Tu terás minha ajuda em sua santa tarefa.

Então, fez-se luz do dragão e, dessa luz, surgiu uma ponte pela qual Hermes Trismegisto caminhou. Ao fim da travessia, ele se deparou com um abismo de escuridão que se rompeu aos seus pés. Do céu despencou uma tempestade de águas turvas e Hermes pôde ouvir o som de gritos de sofrimento e agonia. Esses gritos foram interrompidos por uma voz divina que falava com Hermes Trismegisto:

– Sou eu o Deus da luz e da mente. O pilar luminoso sob meus pés é feito de confiança e compreensão. Entenda o que lhe digo, Hermes, e transmita aos outros seres.

Hermes concordou e a voz disse:

Não deixe os maus sentidos controlarem seu corpo ou o desejo de violência se apossarem de sua mente. Quem cede a esses pecados é castigado com insatisfação e turbulência. Tu, Hermes, o Três Vezes o Grande, deves semear sabedoria e espalhar as águas do conhecimento. Agora, devo e vou me calar; mas meu silêncio está infestado de vida e esperança. Transmita aos humanos minhas mensagens. Eu, Poimandres, o Dragão da sabedoria, transmito paz e luz para as criaturas da Terra.” ][/su_quote]


Hod sheb Hod

A Glória da Mente

Hod é a Saphirah da Palavra, da Razão, da Inteligência e do Pensamento.

A Ela pertencem as ações do intelecto, a condensação das formas, as interpretações dos símbolos, sejam em imagens, escritos ou contos, e os rituais da magia, principalmente a cerimonial.

Ideias abstratas assumem formas em Hod, assim como as Emoções de Netzach. A Esfera do Intelecto interpreta e define um Símbolo para cada uma delas.

O Pensamento vira uma Pena, o Amor um coração, a Raiva um Vulcão, a Liberdade, um pássaro em voo, e desta forma por diante, sendo que em cada criatura existe um conjunto de associações próprias.

Para um Ser humano que veio de uma família na qual existia um Pai responsável, a figura Paterna será um signo da bondade, proteção ou cuidados.

Para uma pessoa que sofreu abusos pelo Pai, a figura Paterna será signo de Ódio, abusos e infelicidades. Não conseguindo se relacionar bem com alguma figura que desperte essas memórias. Necessitando de um trabalho da Mente sobre as Emoções detalhado e demorado, caso queira ressignificar essas associações.

Um mesmo Símbolo será interpretado distintamente por diferentes pessoas ou culturas. E até mesmo dentro da mesma cultura com o decorrer das décadas.

O dia de Hod sheb Hod é também uma data cabalística importante, a Lag BaOmer, um Portal direto da Mente Humana com a Divina, que traz abaixo uma enorme quantidade de Luz.

Não a toa, no dia da Inteligência em Glória, se comemora o recebimento da Luz e Sabedoria, muito ligada a duas figuras judaicas: Rabi Akiva e Rabi Shimon bar Yochai.

Neste dia, cessou a morte dos discípulos de Rabi Akiva, que estavam sendo assolados por uma Peste. O que traz mais uma vez a relação de Hod com a Cura.

Também, em outro momento, mas na mesma data, ocorreu a Iluminação de Rabi Shimon bar Yochai após ter descido às profundezas da Terra.

Porém, mesmo assim, ao voltar a superfície, ele utiliza erroneamente sua iluminação, necessitando retornar mais uma vez à caverna para só sair um ano depois, na mesma data.
Uma clara significação macrocósmica de Transformação, Purificação e Renascimento.

Ele entrega ao mundo o Zôhar (esplendor ou brilho), outra alusão à Hod, uma das mais importantes obras cabalísticas no dia de sua morte, também numa data de Hod sheb Hod, ou Lag BaOmer.

A data é considerada como o Farol, ou o Raio de Luz, nos estudos da Societas Saturni, pois ela é o Descer de um Raio Divino em um mundo de Escuridão.

Uma Porta de conexão espiritual com o mundo Divino. O que só se realiza, quando o Homem, após refletir sobre sua própria natureza, encontra a resposta sobre sua sabedoria: Era Ignorância Plena.

Está aí a associação de Hod com a Humildade…

Reconhece a pequenez de seu, então, conhecimento, queima-o.
E em humildade, torna-se propício a ser preenchido com uma Nova Luz.

É o momento exato de Ascensão do Homem Sábio.

Em Hod sheb Hod, a partícula de Inteligência acrescenta a si mesma, sua própria Força transformada, iluminando-se após meditar interiormente.

É a Autoignição.

Que abre espaço para que o Divino acrescente-se e inflame-o.


Procedimentos da Contagem

  • Após o pôr do sol de cada dia, toma-se um banho. Pode se acrescentar ervas relacionadas à força da semana, mas é dispensável. Assim como também pode-se ou não usar incensos.

  • Voltado para o leste, traça-se no ar, à sua frente, um Triângulo. Faz-se o símbolo 3 com os dedos da mão direita, polegar dobrado ao centro da mão. Em sequência, a seguinte Oração:

    Saúdo o Sagrado Triângulo !

    Que sua tripla Luz brilhe sobre meu rosto.
    Abençoa-me três vezes !


    Que a manifestação das Forças superiores materializem-se nas Formas da Terra.


    Bendito sejas Tu, Eterno, Rei do Universo, Senhor do Cosmos, que nos santificou com os suas Leis e nos ordenou à contagem das Esferas.
    A Saphirat Ha Omer.

  • Faz-se o símbolo 8 com os dedos das mãos.

  • A Contagem se realiza com a Verbalização, ação que coloca em movimento as energias relacionas com a Sentença.
    Verbalize:

    Hoje é o dia 33 da Saphirat Ha Omer !

    Quatro Semanas e Cinco Dias da Contagem.

    Hod sheb Hod

    À Força de Mercúrio soma-se, hoje, a partícula de Inteligência, Veracidade, Interpretação, Movimentação e Comunicação cedida por Mercúrio.

    Agradecemos a Ti, Veloz Mércurio ! 

    Que ela some à Consciência e Poder de Mercúrio.

Recita-se a seguinte Oração à Mercúrio:

Mercurius eu o saúdo ! (8x)


Que abra-se, agora, em minha vida o portal das forças de Mercurius.
(8x)

Que suas bençãos e graças se derramem sobre mim.

Que sua Luz brilhe sobre mim.


Invoco-te em minha consciência Senhor do Esplendor, Razão, Lógica, Raciocínio, Inteligência, Perspicácia, Discernimento e Criatividade!(8x)

Raphael, Tu que governas sobre as energias de Kokab, conduz as forças da inteligência Tiriel sobre mim,

Carrega-as à realidade Beni Elohim!


Mikael, materializa as energias de Kokab em meu Ser.
(8x)

Medita-se sobre as energias de Mercúrio em Mercúrio, Hod em Hod, e finaliza-se.

Meditações:

Arquétipo:  O Iluminado, o Sábio, o Ascendente.

Virtudes

  • Sabedoria
  • Iluminação
  • Uso de Truques, Engano e Mentiras em Guerra
  • Inteligência em Glória
  • A Glória da Mente
  • A Inteligência Absoluta

Share: