Saphirat Ha Omer 2021 – Dia 30 – Gevurah sheb Hod
Marte em Mercúrio
A Ação do Intelecto
Ao encontrar-se com Marte, o Guerreiro, Mércurio recebe uma partícula de Ação, que já soma-se a sua própria natureza de Movimento. O que configura-se no Ataque.
O Ataque no plano mercurial, da mente, é a Ação de causar dano moral a alguém; ofensa, injúria. Utiliza-se da capacidade da Inteligência e do Raciocínio para subjugar o Adversário.
A Mentira, outra característica ligada a Mercúrio, também pode ser utilizada como ataque ou como defesa. Sendo uma das primeiras manifestações da Inteligência no Ser humano.
Entretanto, a Mentira tende, até pela filiação de Mercúrio com sua mãe Maia, a crescer indefinidamente e se tornar um Ser independente e que deseja devorar seu Criador…
Somente Inteligências maduras conseguem a utilizar sabiamente. Devendo sempre ser manuseada com precaução, e como recurso extra.
Junto a Ela sempre está o Truque e o Engano.
O Ataque, a Mentira, o Engano e o Truque são ferramentais na aljava do Guerreiro.
Luta-se, guerreai-se, porém, muitas vezes, estando em situação de desvantagem, não restando outra saída que apelar para o Truque e o Engano, conduzindo o Inimigo ao Erro.
Sendo parte integrante, e a depender da situação, indissociável da Estratégia.
(Estratégia é um Dom de Athena, mas isso é para outro Post)
É muito comum em Artes Marciais, no Futebol, na Esgrima, e principalmente no Boxe, a chamada “Finta”, do francês “Feint”, significando manobras projetadas para distrair ou enganar, demonstrando que um certo Fato ocorrerá, enquanto na verdade executa-se outro, ou mesmo nenhum.
Apesar de que, numa perspectiva distorcida por milhares de anos de influência religiosa, algumas pessoas sejam levadas à acreditarem que utilizar das suas capacidades mentais para vencerem uma luta seja algo “desonroso”, ou que não é “justo”, todas as grandes guerras foram ganhas através de alguma ardilosidade de Homens e Mulheres de Mentalidade Superior.
Estes seres não estavam limitados por crenças de suas épocas ou por padrões demarcados no espaço.
Isso não significa que os fins justificam os meios.
Mas, sim, uma determinação de fazer o que for preciso, com os mínimos danos.
Marte, o Senhor da Guerra, possui um aspecto em suas qualidades inferiores, que é o Deus da Guerra e da Destruição grego, Ares. Sempre acompanhado pela Deusa Discórdia (Éris).
Este aspecto unido a um Intelecto poderoso pode ser Cruel, Violento, Calculista e tendente a Extermínios, sob arrojos de superioridade…
Cometendo verdadeiros crimes em nome de uma “pesquisa científica” de guerra e no desenvolvimento de armas de aniquilamento.
Lembramos, aos críticos do Dom mercurial da Mentira, que a força bélica alemã, sob o comando de Hitler, só conseguiu ser parada pela engenhosidade, pela mentira, engano, distração e truques implantadas pelos Aliados.
Estes, confundiram, enganaram, espionaram, trapacearam, roubaram planos e projetos, compraram delatores, ofereceram proteção a cientistas inimigos.
Enfim, ganharam a guerra. Pois fizeram o necessário para isso. Caso se prendessem à “moral” vigente, teriam sucumbido esmagados pelos tanques alemães.
“Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada.”
~ Edmund Burke
Essa Força, usada na luta, na guerra ou nos esportes, não pode ser controlada por Ares, mas sempre por Marte e suas características de Virtude, Honra e Glória.
Fora esse contexto, a Partícula marcial age como um estimulante mental, um motivador que apressa e acelera, com um elemento de pressão, o desenvolvimento de pensamentos, e a busca por Soluções.
Sem ela o Homem seria muito “aéreo”, perdendo-se e divagando em filosofias infinitas, porém, sem nunca dar um passo a frente, inicial, na direção de manifestá-la.
Não teria Vontade suficiente para tal e morreria sendo um Teórico, sem nunca se tornar um Prático.
Prática é a realização de uma Teoria. Antes são Hipóteses (especulações), somente a Prática consagra a Teoria como funcional, real, Verdadeira.
Não existe Teoria antes da Prática.
A Partícula de hoje traz a Ação para as Hipóteses, testando-as, descartando-as ou comprovando-as.
Essa é a Força de Marte em auxílio de Mercúrio.
Gevurah sheb Hod
A Disciplina da Mente
A Mente necessita ser disciplinada, para que não voe muito alto, perto Sol, e perceba que suas asas eram de cera somente depois que estiverem derretendo.
Gevurah é uma Força de restrição, de contenção, então, age disciplinando o Intelecto e a Inteligência. Não para limitá-la em Potência, visto que já possui um limite natural do cérebro Humano, mas sim, suas ações e julgamentos sobre si mesma.
Sem esse limite nunca será o Ser Humano de alto Intelecto humilde. E quando o for, estará apenas tentando tirar vantagem das aparências dessa situação. O Ego agindo escondido, às vezes até da própria pessoa, em pele de “cordeiro”.
Palavras mentirosas e enganosas saem dos lábios daquele que se julga “superior”, “único”, “especial”. Achando que só porque possui o Bastão de condução do gado de Apollo, poderá levá-los para onde quiser e fazer deles o que bem desejar.
Não fica nunca impune.
Porém, o que age com Humildade não é covarde.
Age de forma equilibrada, precavidamente. Sabe da Potência de sua Inteligência, e justamente por saber que está acima da média dos seus irmãos, por respeito, age de forma menos brilhante. Evitando ofuscá-los.
Marte lembra constantemente das capacidades dessa Mente como arma do Guerreiro.
E que, caso ocorram abusos, e se veja em situação de ameaça, não transponíveis pela Diplomacia de Mercúrio, então, essa Potência pode e deve ser usada em toda sua Força e Luz para fulminar o que se antepõe a ela.
Gevurah sheb Hod não faz isso por Ódio, nem por Vingança, pois não existe Emoção, neste momento, presente na Esfera Marcial.
A Ação de Hod, sob a influência marcial é pautada pela Prudência, Sensatez e Bom Senso. Sabe que não existem verdades absolutas, e que se pode sempre aprender, mesmo com crianças e a natureza.
Porém reconhece sua Força.
Procedimentos da Contagem
- Após o pôr do sol de cada dia, toma-se um banho. Pode se acrescentar ervas relacionadas à força da semana, mas é dispensável. Assim como também pode-se ou não usar incensos.
- Voltado para o leste, traça-se no ar, à sua frente, um Triângulo. Faz-se o símbolo 3 com os dedos da mão direita, polegar dobrado ao centro da mão. Em sequência, a seguinte Oração:
Saúdo o Sagrado Triângulo !
Que sua tripla Luz brilhe sobre meu rosto.
Abençoa-me três vezes !
Que a manifestação das Forças superiores materializem-se nas Formas da Terra.
Bendito sejas Tu, Eterno, Rei do Universo, Senhor do Cosmos, que nos santificou com os suas Leis e nos ordenou à contagem das Esferas.
A Saphirat Ha Omer. - Faz-se o símbolo 8 com os dedos das mãos.
- A Contagem se realiza com a Verbalização, ação que coloca em movimento as energias relacionas com a Sentença.
Verbalize:
Hoje é o dia 30 da Saphirat Ha Omer !
Quatro Semanas e Dois Dias da Contagem.
Gevurah sheb Hod
À Força de Mercúrio soma-se, hoje, a partícula de Severidade, Autoridade, Coragem, Valor e Vitalidade cedida por Marte.
Agradecemos a Ti, Poderoso Marte !
Que ela some à Consciência e Poder de Mercúrio.
Recita-se a seguinte Oração à Mercúrio:
Mercurius eu o saúdo ! (8x)
Que abra-se, agora, em minha vida o portal das forças de Mercurius. (8x)
Que suas bençãos e graças se derramem sobre mim.
Que sua Luz brilhe sobre mim.
Invoco-te em minha consciência Senhor do Esplendor, Razão, Lógica, Raciocínio, Inteligência, Perspicácia, Discernimento e Criatividade!(8x)
Raphael, Tu que governas sobre as energias de Kokab, conduz as forças da inteligência Tiriel sobre mim,
Carrega-as à realidade Beni Elohim!
Mikael, materializa as energias de Kokab em meu Ser. (8x)
Medita-se sobre as energias de Marte em Mercúrio, Gevurah em Hod, e finaliza-se.
Meditações:
Arquétipo: O Jogador, o Estrategista, o Espião, o Artista Marcial.
Virtudes
- Força da Mente
- Estratégia
- Uso de Truques, Engano e Mentiras em Guerra
- Ação da Inteligência
- Limites do Orgulho
- Prudência, Sensatez e Bom Senso
Leave a Comment