Saphirat Ha Omer 2021 – Dia 26 – Hod sheb Netzach

Mercúrio em Vênus

A Comunicação do Amor

Hoje, a Deusa Vênus recebe a partícula de Inteligência, Comunicação, e Interpretação, advindas de Mercúrio.

Mercúrio é o Deus da Comunicação, tendo acesso ao Olimpo, ao Mundo Humano e ao Reino dos Mortos. Pelos quais circula levando e trazendo mensagens.

Ele lembra à Vênus da necessidade de comunicar o que se sente.
A premência de raciocinar sobre as emoções, formar valores, significados corretos e relacionados à Visão da Beleza, da Verdade e do Correto.

Faz entender a Empatia, como uma forma de comunicação efetiva que objetiva à verdadeira comunicação, que é Compreender e ser Compreendido.

Comunicação sem sentimento é fria e ineficiente. É preciso sempre manter um ponto de apoio, sustentar-se, no Amor e na Bondade.

O relacionamento de Mercúrio com Vênus é muito próximo, tendo inclusive um filho, Hermafrodito, a fusão do sexo masculino e feminino.

Existem duas versões para sua origem. Na Primeira, o Deus já nasce com os dois sexos. Na segunda, Hermafrodito nasceu homem e foi entregue às ninfas, para ocultar o adultério da Vênus, casada com Vulcano.

O Deus, aos 15 anos, sofreu um estupro pela náiade (ninfa aquática, sereia) Salmácis, que havia se apaixonado e o desejava ardentemente. Após o estupro, eles foram fundidos em um único corpo a pedido da Ninfa.

[su_quote cite= “Tanto o homem quanto a mulher trazem no seu inconsciente a polaridade oposta àquela com a qual a consciência se identifica. Estas polaridades opostas nos permeiam, nos fascinam, nos atraem, fazem com que nos apaixonemos. Busquemos no outro, no diferente, aquilo que nos completa, aquilo que nos leva a novas transformações.

Assim, se pensarmos a anima e o animus não identificados a padrões rígidos, seriam contrapartidas necessárias para a individuação, canais de comunicação com o inconsciente, que se expressam fora e dentro de nós.

(…) Para além do sexo anatômico, homem e mulher, há a questão da identidade de gênero e da orientação sexual. A identidade de gênero está ligada à maneira como a pessoa se autodefine. Nascer homem e sentir-se mulher ou nascer mulher, mas sentir-se homem, ou ser cisgênero, ou seja, identificado com o sexo de nascimento. A não binaridade de gênero inclui formas variadas de neutralidade, ambiguidade, multiplicidade e fluidez de gênero. Por exemplo, um gênero não binário é o agênero que se caracteriza basicamente pela ausência de gênero ou o bigênero que se caracteriza pela vivência de dois gêneros simultaneamente.

Já a orientação sexual tem a ver com a expressão da sexualidade, do desejo, da atração afetivo sexual. Nesse sentido, a orientação sexual pode ser hetero, homo, bi ou pansexual, que seria a atração sexual ou amorosa entre pessoas independentemente do sexo ou da identidade de gênero.

(…) A anima e o animus, não identificados a padrões rígidos, seriam as contrapartidas necessárias à individuação. A integração das diferentes polaridades na procura do desenvolvimento do que é próprio a cada um.” ][/su_quote]

~Ana Lia B. Aufranc,
Expressions of sexuality: A jungian view

O Mito em si não deve espantar ao Estudante dos Mistérios.

A Força venusiana busca por sua complementaridade. Cada ser humano precisa passar pelo processo de autoconstrução e de Individuação

Vejam, as Emoções e comportamentos do indivíduo, formados durante a infância, geram padrões e expectativas que atuam na escolha do parceiro.
Com os pais fornecem o primeiro referencial dos arquétipos Masculino e Feminino.

Na idade adulta, o que muitos pensam ser uma escolha consciente, ao contrário, são emanações de experiências e relações que foram se construindo durante toda sua vida. Da infância até a fase adulta.

A Escolha não é consciente, nunca foi.

É um “Estupro” do Inconsciente sobre a Vontade Consciente, impondo seu manancial de imagens e correlações, reações e instintos de sobrevivência, associados a medos, traumas e frustrações do passado.

A Sereia, a Náiade, a Dama do Lago, sempre são figuras associadas ao nosso complemento. Pois, é, também, a Guardiã do nosso mar, lago, o Inconsciente.

Portanto, ao contrário do que se imagina, a escolha do parceiro e a opção pelo casamento não são decididas conscientemente, visto que sofrem interferências que emanam também dos domínios de Luna.

Libertar-se dessas predefinições reativas automáticas é o processo de individuação, explicado por Jung.

A Individuação é o processo pelo qual uma parte do todo se torna progressivamente mais distinta e independente, Singular.

É o despertar de um momento de profunda insatisfação.
Impulsionando o Homem a desligar-se da sua identificação com o inconsciente e partir na grande Jornada da Busca por Si mesmo.

Neste processo, as relações amorosas apresentam-se como oportunidades para que os parceiros possam conhecer a si mesmos, reconhecendo a projeção de si no outro.

No avanço do processo, para-se de acusar e culpar o outro ao perceber que os defeitos notados eram próprios.

Individuação é o processo de separar-se do velho Eu.

[su_quote cite= “Só se poderia pensar em amor livre se todas as pessoas realizassem elevados feitos morais. Mas a ideia de amor livre não foi inventada com esse objetivo, e sim para deixar algo difícil parecer fácil.

Ao amor pertencem a profundidade e a fidelidade do sentimento, sem os quais o amor não é amor, mas somente humor. O amor verdadeiro sempre visa ligações duradouras, responsáveis. Ele só precisa da liberdade para a escolha, não para sua implementação.

Todo amor verdadeiro profundo é um sacrifício. Sacrificamos nossas possibilidades, ou melhor, a ilusão de nossas possibilidades. Quando não há esse sacrifício, nossas ilusões impedirão o surgimento do sentimento profundo e responsável, mas com isso também somos privados da experiência do amor verdadeiro.” ][/su_quote]

~ Carl Jung


Hod sheb Netzach

A Inteligência Emocional

Hod (Esplendor) é a Sephirah de Mercúrio, o Deus da Inteligência.

Em sua atuação, funciona como um microprocessador, recebendo e analisando dados, classificando-os, tabelando-os.

Como partícula em Netzach, sua função é trazer os bons Dons da Racionalidade, da Lógica e do Pensamento ao esfervilhar de Emoções.

Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

É a competência responsável por boa parte do sucesso e da capacidade de liderança de um ser humano”

Permitindo Parar diante do inesperado, Refletir sobre o que está acontecendo, Observar a Si mesmo, o ambiente e ao outro com quem se relaciona, para só então Responder, e assim, não automaticamente Reagir.

Responder é agir de forma adequada aos fatos e acontecimentos sob a Luminosidade da Inteligência.

Reagir é contra-atacar o que foi significado como Ameaça. Provém da Necessidade de sobrevivência, de segurança, de reprodução, etc.

Um surge da Luz do Homem, a Razão; o outro da Luz Animal, o Instinto.

A 8ª Saphirah, em Hod sheb Netzach, acrescenta a Gestão das Emoções, sem o qual não haveria Sustentação de uma Vontade.

A Inteligência somada às Emoções produz a capacidade de perceber e exprimi-las corretamente. Analisá-las, pensar sobre elas, compreender e raciocinar como regular este fator em si próprio e nas relações com outros.

O Reino de Vênus é a esfera da Força, enquanto que o Reino de Mercúrio é a esfera da Forma. Esse primeiro contato entre as os dois Campos se traduzem em uma Indicação da Forma, a qual será absorvida e desenvolvida quando a Força passar definitivamente à Forma, na Semana de Hod.


Procedimentos da Contagem

  • Após o pôr do sol de cada dia, toma-se um banho. Pode se acrescentar ervas relacionadas à força da semana, mas é dispensável. Assim como também pode-se ou não usar incensos.

  • Voltado para o leste, traça-se no ar, à sua frente, um Triângulo. Faz-se o símbolo 3 com os dedos da mão direita, polegar dobrado ao centro da mão. Em sequência, a seguinte Oração:

    Saúdo o Sagrado Triângulo !

    Que sua tripla Luz brilhe sobre meu rosto.
    Abençoa-me três vezes !


    Que a manifestação das Forças superiores materializem-se nas Formas da Terra.


    Bendito sejas Tu, Eterno, Rei do Universo, Senhor do Cosmos, que nos santificou com os suas Leis e nos ordenou à contagem das Esferas.
    A Saphirat Ha Omer.

  • Faz-se o símbolo 7 com os dedos das mãos.

  • A Contagem se realiza com a Verbalização, ação que coloca em movimento as energias relacionas com a Sentença.
    Verbalize:

    Hoje é o dia 26 da Saphirat Ha Omer !

    Três Semanas e Cinco dias da Contagem.

    Hod sheb Netzach

    À Força de Vênus soma-se, hoje, a partícula de Inteligência, Veracidade, Interpretação, Movimentação. Velocidade e Comunicação cedida por Mercúrio.

    Agradecemos a Ti, Veloz Mércurio !


    Que ela some à Consciência e Poder de Vênus.

Recita-se a seguinte Oração a Vênus:

Vênus eu a saúdo ! (7x)


Que abra-se, agora, em minha vida o portal das forças de Vênus.
(7x)

Que suas bençãos e graças se derramem sobre mim.
Que sua Luz brilhe sobre mim.


Invoco-te em minha consciência Senhora do Amor,Vitória, Fraternidade, Alegria, Fruição, Prazer e Liberdade! (7x)

Haniel, Tu que governas sobre as energias de Nogah, conduz as forças da inteligência Hagiel sobre mim,

Carrega-as à realidade Elohim!


Anael, materializa as energias de Nogah em meu Ser.
(7x)

Medita-se sobre as energias de Mercúrio em Vênus, Hod em Netzach, e finaliza-se.

Meditações:

Arquétipo: Hermafrodito, O Transsexual. O Casamento. O Casal Feliz.

Virtudes

  • Direção dos Sentimentos
  • Gestão das Emoções
  • Inteligência Emocional
  • Entender emoções

Share: