O Exercício da Vontade P. 2
SÉRIE: DISCIPULADO DE SATURNO
— Preleção 1 — [Parte 2]
[su_dropcap style=”simple” size=”3″]A[/su_dropcap] pós introduzirmos o conceito de Vontade Soberana e aspectos relacionados na Parte 1 deste post, continuaremos descobrindo como fortalecer este Dom Saturnino.
Ao final deste post oferecemos algumas sugestões de exercícios para o desenvolvimento de tão importante virtude.
O cabo de guerra
Já diferenciamos a Vontade Marcial (Marte) da Vontade Saturnina (Saturno). Faremos uma expansão sobre o assunto.
A Vontade Marcial necessita de forte estímulo emocional e resolução firme de “fazer”, “realizar”. Direta, furiosa e apaixonada, ela é a iniciadora de qualquer empreendimento. Ela é Ação. Movimento. O Querer posto em movimento. O Efetuar. Poderosa e explosiva. Se é fraca, nem se dá o primeiro passo. Nem se levanta da cama.
Ela se esgota após seu uso, precisando de um intervalo de “recuperação”. Semelhante a uma bateria que necessita ser carregada sob pena de não mais darmos partida no veículo.
A Vontade Marcial ao mesmo tempo que é espada, também é escudo.
E aqui há uma verdade para olhos atentos:
Quem já praticou artes marciais sabe que todo ataque, com força total, baixa a defesa. Se atingir o alvo teremos sucesso absoluto, caso falhe ficaremos um espaço temporal expostos ao inimigo antes de levantar os escudos.
Na vida não é diferente.
Existe um “jogo da força de vontade”, semelhante a um cabo de guerra, onde um sujeito puxa de um lado e o outro resiste.
Percebam que sempre existirá um lado mais forte, que tentará ganhar logo no inicio utilizando-se de sua vantagem, em um movimento de explosão…
Caso falhe, gastou muita energia, perceberá as forças desfalecerem-se, e poderá perder para um adversário menos forte, mas muito resistente.
Percebam que a Lei da Inercia é permanente, sempre estará lá ao se querer iniciar um projeto. Ela será tão grande quanto for o objetivo. Relativizada, porém, pela potência da força aplicada pelo homem em direção do seu propósito. Se esta for forte romperá as barreiras facilmente, do contrário encontrará uma muralha a transpor.
O homem age e a resistência oferece contra-ação. Daí cabe a ele uma reação mais forte ainda e contrária, persistindo neste cabo de guerra, até que ou vença a resistência ou desista…
Saturno entra neste circuito de forças com seu Dom da Resiliência, transformando a Vontade Marcial na Vontade Saturnina, trazendo uma alimentação extra e constante, evitando a perda da força inicial explosiva, furiosa e apaixonada de Marte.
O Deus da Guerra deixa de fazer os dois papeis, de Espada e Escudo, e se torna Espada e Lança. Saturno agora segue sendo o Escudo. A energia não enfraquece pois tem sustentação. É determinação, é persistência.
Marte é Força, Saturno é Resiliência. Unidas são inevitáveis…
A Vontade Forte
Assim como um músculo pode ser fortalecido por meio de exercícios físicos, ambas Vontades também podem ser fortalecidas por meio de exercícios mentais.
Estudos mostram que passamos de três a quatro horas diariamente resistindo às tentações e vícios. Se somarmos a isso ataques pessoais, psicológicos, pressões do trabalho, dificuldades da faculdade, problemas familiares, afetamentos da saúde, stress e outros, teremos um quadro que é de esgotar qualquer um, conduzindo o homem à apatia, à fraqueza e à renúncia de seus propósitos…
O sucesso geralmente se resume a escolher a dor da disciplina em detrimento da facilidade das distrações. Como os atletas dizem: “Sem dor, sem ganho.”
A Resistência se apresenta o tempo todo, em todos os lugares, externamente e internamente. Absoluta e poderosa.
Sendo ela uma expressão de força cósmica, de leis universais, age de todas as formas possíveis para executar sua programação. Recruta aliados humanos, burocráticos, empresariais, financeiros, governamentais, de toda ordem, que são utilizados como obstáculos ao objetivo do Filho de Saturno.
[su_quote cite= “Por que é tão difícil resistir aos impulsos? Em geral, não é difícil identificar o que se deve ou não fazer. Mas, na prática, parece sempre mais fácil ceder a uma tentação de deixar para depois, de comer demais, de gastar demais ou de perder tempo com trivialidades. As situações são múltiplas e exemplos não faltam – deixar para depois algo que tem que ser feito, comer demais, gastar mais do que se tem ou mesmo perder tempo com trivialidades.” ][/su_quote]
~ Kelly McGonigal
Influências sobre a Vontade
Nossa Vontade é impactada pelas experiências e o ambiente que nos cerca.
A maioria das decisões não são tomadas por nós mesmos e sim conduzidas de forma subconsciente pela mídia, por noticiários, por leis, por costumes, por eventos e datas comemorativas como Páscoa, Natal, Dia das Mães, etc.
A maior parte das ações diárias que tomamos são simplesmente uma resposta ao meio ambiente, à sociedade em que nos encontramos.
Observem as propagandas silenciosas em filmes e séries, em músicas, na navegação em redes sociais. Até a arrumação das prateleiras de supermercados são organizadas para exercer uma influência sobre a mente dos consumidores. A mesma cena se repete na política e nas relações de trabalho em uma empresa.
O Filho de Saturno precisa está consciente que essa influência existe e que ela afeta sua Vontade, tanto a marcial quanto a saturnina.
Desenvolvendo a Vontade Soberana ?
Podemos ser novamente Senhores da nossa própria vida.
Apresentaremos agora um programa de desenvolvimento pessoal, e gradual, para ser praticado pelo Filho de Saturno. Ele se baseia nas seguintes premissas:
- Renúncia à recompensas imediatas
- Atrasar as gratificações
- Organizar a desordem
- Domínio do desânimo
- Controle emocional
- Eliminação das distrações, da preguiça e da sensualidade
- Identificação de armadilhas mentais, funções biológicas e fatores sociais
Teremos ações leves, mas que fornecem uma base sólida nestes primeiros exercícios. Apresentaremos tópicos mais avançados no último Post sobre o Exercício da Vontade.
São exercícios simples, mas de forte apelo psicológico e espiritual.
Enquanto o Filho de Saturno não conseguir cumpri-los com perfeição, é ele incapaz de fazer algo com sucesso.
Experimente-os pelas próximas duas semanas:
Domínio do Tempo:
Imediatamente, em um impulso de Força de Vontade (Marte), durma 1 hora mais cedo que seu habitual e levante-se 2 horas antes do seu costume. A partir de agora considere o tempo como moedas, como um bem. Trabalhe com ele como se trabalha com dinheiro. Poupe, invista, guarde e gaste com sabedoria.
Domínio do Espaço:
Não importa as consequências arrume imediatamente quarto, sala, cozinha, carro, escritório, e outras áreas. Lave roupas e organiza livros. Organize a sua carteira e pasta de trabalho.
Autodomínio:
Imponha limites a cafezinhos, doces, salgadinhos, excesso de bebidas, séries, conversas fiadas, fofocas e resistência a levantar da cama. Quanto mais rápido levantar da cama, mas estará definindo seu domínio do dia.
Compreenda que impor limites não é deixar de fazer. É ter domínio. Ser senhor das coisas e dos fatos, e não seu escravo.
Domínio Espiritual:
Chama-se Espelhos da Alma. Um Branco e Um Negro. Será usado em diversos momentos na práxis da Societas Saturni:
Separe uma folha de papel em duas colunas, elas serão o espelho da sua alma e mente.
No Espelho Negro: anote os prazeres que você gosta, vícios que possua, desejos constantes em sua mente e as tentações que mais persistam.
No Espelho Branco: anote objetivos de vida, qualidades que possua, as tarefas e comportamentos que você deve realizar e procrastina.
Ao final da Semana faça um relatório para si mesmo. Escrito !
Nos próximos Posts da Série abordaremos:
- Como lidar com Falhas ?
- A Técnica Se-Então.
- Foco e limites de escolhas.
- Multitarefas
- Entendendo os limites
- Exercícios do nível intermediário
Até lá, estudem, e se cuidem.
Que Saturno abençoe a cada um de vocês.
Leave a Comment