F.A.Q

1. A Societas Saturni é uma ordem esotérica ?

A Societas Saturni é uma associação de estudos filosóficos, religiosos, esotéricos, e também de autodesenvolvimento.

Existe uma ordem de estudos e práticas, com acesso apenas por convite, para quem demonstrar habilidade.  Hierarquizada, e com 7 graus simbólicos, nomeada como Splendor Solis.

2. Vocês aceitam membros ?

A Societas Saturni está aberta a novos membros.

Sempre seguindo o pensamento que como filho de Saturno você é independente e livre. E que o que deve te manter em uma instituição é seu amor por ela e não juramentos e contratos.

3. A Societas Saturni é uma religião ?

Não diretamente. Em nossos trabalhos internos os Associados reconstroem a visão sobre os mistérios da Glória de Saturno, Deus da Ordem, do Tempo, da Disciplina, do Poder e do Karma.

A Societas Saturni considera que todos os mitos e lendas sobre os Deuses representam forças cósmicas e suas relações mútuas. 

Portanto, se mantém aberta ao trabalho com outros Deuses, estudo e pesquisa de práticas religiosas diversas, visto compreender que todos eles são nuances de expressões da mesma força primordial.


4. A Societas Saturni trabalha com Magia ?

A Societas Saturni possui sua ênfase no estudo filosófico e científico da Tradição Ocidental. Sendo a Magia abordada e pesquisada como tal.

O Associado é quem escolhe se deseja trabalhar o conhecimento sobre Magia ou simplesmente estudá-lo filosoficamente.

Um trabalho interno, mais executivo, prático, é realizado pela Splendor Solis. Sendo a Magia uma das partes integrantes de seus estudos.

Magia tradicional da idade média, magia greco-romana e magia moderna.

A Magia fazia parte do sistema cultural, político, social e religioso dessas culturas. Sendo portanto indissociável das mesmas.

5. Os membros da Societas Saturni recebem iniciação ?

Na Societas Saturni se entra como Membro de uma Associação, criando vínculos sociais e de aprendizagem.

O Associado receberá seus distintivos de antiguidade, bem como diplomação em qualquer curso oferecido pela Associação. 

Os trabalhos conduzidos na Ordo Splendor Solis, já possuem natureza iniciatória, sendo realizados rituais de reconhecimento simbólicos, pois a iniciação é feita no templo do seu corpo, diante do altar de seu coração.

Só existe uma verdadeira iniciação, e esta ninguém pode dar-lhe ou vender-lhe.

Trabalhamos sob a insígnia da carta do Eremita, o que significa que você ilumina seu caminho com sua lâmpada, apoiado no cajado do autoconhecimento.

Podemos ajudar com o cajado, o fogo e em apontar o caminho. Mas a lanterna será sua, bem como a decisão do dar o primeiro passo.

6. Vocês possuem ligação com a Ordo Saturni ?

Não, nenhuma ligação com a Ordo Saturni ou com a Fraternitas Saturni, além do serviço devocional a Saturno. 

Nós reconhecemos a egrégora da Ordo Saturni como uma autêntica egrégora de Saturno.

Nomes parecidos, mas diferentes abordagens. As duas instituições trabalham com a energia de Saturno, sendo impossível não possuírem nomes parecidos, já que giram em torno de um mesmo núcleo.


7. Vocês utilizam material da Golden Dawn ?

É impossível não usar. O material desenvolvido por MacGregor MathersWilliam Wynn Westcott, e Dr. William Robert Woodman é muito coeso e eficiente.
Nas palavras de Gerald Yorke, a Aurora Dourada foi “a glória culminante do renascimento ocultista do século XIX, sintetizando um vasto corpo de material desconexo e disperso, em um todo coerente, prático e eficiente, o que não pode ser dito de qualquer outra ordem ocultista de que tenhamos conhecimento naquele tempo ou a partir de então“.

A Golden Dawn foi a precursora na tarefa de juntar as tradições ocidentais. Seus rituais também passam pelo nosso estudo, descartando o que não funciona e adotando o que for útil.

9. Vocês aceitam a Lei de Thelema ?

Não como lei, porém como objeto de estudo pertencente a Tradição Filosófica Ocidental.

Apesar de considerar e incentivar o estudo livre dos membros sobre a filosofia de Thelema e o material de Crowley, não podemos aceitar a Lei de Thelema. Consideramos que ela não atende nossas perspectivas de trabalho.

9. Quais outros materiais e fontes vocês utilizam ? ?

Devido a múltipla formação dos membros fundadores, temos influência de materiais oriundos da Tradição Ogdoática, Tradição Persa, Tradição Babilônica, Gruppo Romanorum, Escola Renascentista de Florença, L’Accademia Abraxa, Neopaganismo ítalo-romano e da Magia Russa.

 


Saturno sobre as ruínas